Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB integra Conselho Superior do PET

Professor da UFRB integra Conselho Superior do PET

07/02/13 14:45 , 13/01/16 15:48 | 3383

O tutor do Grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Cláudio Orlando, foi empossado nesta quarta-feira (6) membro do Conselho Superior do PET, em reunião na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC-SESu), em Brasília. O professor integra o Conselho Superior como representante da Comissão Nacional e Acompanhamento e Avaliação do Programa (CNAA-PET).

Para o tutor do Grupo PET da UFRB, sua indicação representa um avanço na democratização e participação da diversidade nas políticas da educação superior. Em sua opinião, a participação da UFRB no Conselho Superior também significa o reconhecimento do trabalho coletivo que os grupos PET têm feito no âmbito institucional. Orlando destaca, como exemplo, a participação ativa de estudantes e professores da Federal do Recôncavo no XVII Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), que aconteceu em julho no Maranhão.

Segundo o tutor do Grupo PET Agronomia, professor José Fernandes, além do reconhecimento para a ação tutorial e a importância da UFRB no contexto do PET, fica também a certeza de que a interlocução qualificada do colega será muito importante para o aperfeiçoamento do programa em todas as suas instâncias. "Considero o professor Cláudio Orlando um pensador da Educação Tutorial, sua indicação foi merecida", disse Fernandes.

Conselho Superior - O Conselho Superior do PET é composto por membros da SESu, da CNAA-PET, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), da Rede IFES, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Fundo Nacional de Educação (FNDE), estudantes bolsistas, professores tutores, pró-reitores de Graduação e pró-reitores de Extensão. Tem como atribuições apreciar propostas, critérios e procedimentos para extinção e para criação de novos grupos PET, entre outras.

Grupos PET - O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo fortalecer e apoiar atividades acadêmicas que integrem ensino, pesquisa e extensão, por meio de uma formação pautada no desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência. Atualmente, conta com 400 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. São 4.274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa.

Na dúvida, fale conosco!