Em reunião ordinária nesta quarta-feira (27), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia prestou homenagem ao professor Joelito de Oliveira Rezende, pela assinatura de sua aposentadoria após 38 anos de dedicação à instituição, desde a Escola de Agronomia.
A homenagem foi conduzida pelo reitor Paulo Gabriel Nacif na condição de presidente do CONSUNI. Além do reconhecimento em nome da UFRB, o reitor registrou a sua gratidão pelo colega de docência, que foi seu orientador de iniciação científica e mestrado. "Aprendi com ele no nosso dia-a-dia nos laboratórios que, mais importante do que o ensino, a pesquisa e a extensão, é a dimensão humana que faz o diferencial de uma universidade", disse.
Na abertura da reunião, o reitor fez uma apresentação que resumiu a trajetória do professor. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Valência, na Espanha, Rezende atuou como professor titular do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), desde 2005, quando foi criado, tendo inclusive participado do processo de implantação da UFRB.
"Ele é um dos raros que podem ser chamados de grandes mestres, pois, além de fazer o seu trabalho com competência, ainda conseguiu estabelecer uma relação de respeito com todos a sua volta", afirmou o vice-reitor Silvio Soglia, lembrando o tempo em que atuaram no mesmo departamento. O diretor do CCAAB, Alexandre Almassy, ressaltou a importância do legado ético e moral do docente da área de Física do Solo. "Sua contribuição vai além das questões acadêmicas", destacou.
Almassy anunciou ainda que o Conselho Diretor do CCAAB irá apreciar e encaminhar ao CONSUNI a proposta para concessão do título de professor emérito a Joelito Resende. A menção é conferida a professores já aposentados que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica. O professor Anacleto dos Santos parabenizou a UFRB pela homenagem, em sua opinião, merecida pelo respeito que ele sempre teve com a sua profissão.
Emocionado, o professor Joelito Rezende agradeceu as manifestações de carinho e recordou o apoio que recebeu dos amigos desde o início e a vontade de retribuir por meio da atividade docente. Para ele, foram duas paixões que caminharam juntas durante a sua vida: a família e a universidade. Acompanhado da mulher, Edleuza, e da filha, Gabriela, ele destacou que o companheirismo das suas relações pessoais refletiu diretamente na superação de todos os obstáculos da carreira.
Dentre as boas recordações, Rezende descreveu a sensação que teve ao visitar pela primeira vez o campus de Cruz das Almas. "Tive a certeza de que se estabelecia ali uma relação de muito amor", disse, para logo em seguida concluir: "vai ser difícil cortar o cordão umbilical com a minha instituição". Ao final, o professor ainda foi homenageado pela passagem de seu aniversário.