Fechar
Página inicial Notícias Superintendência de Assuntos Internacionais apresenta sua nova estrutura

Superintendência de Assuntos Internacionais apresenta sua nova estrutura

12/04/13 09:58 , 13/01/16 15:48 | 2805

A transformação da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI) em Superintendência de Assuntos Internacionais (SAI) foi tema da reunião com as Pró-Reitorias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no prédio da reitoria, na última segunda-feira, 08 de abril. No encontro, o superintendente da SAI, professor Gabriele Grossi, apresentou a nova estrutura, as perspectivas para os próximos anos e os objetivos do setor.

A equipe da superintendência já formada pelos professores Gabriele Grossi, Sibele Tozetto, Archimedes Amazonas, e pela técnica-administrativa Renata Santos, agora conta também com o professor Juvenal de Carvalho. A unidade passa a se organizar em quatro núcleos, que englobam nomes dos continentes pelos quais são responsáveis. São eles: Europa e América do Norte, América Latina e Ásia, um específico para África, e, por fim, um núcleo administrativo. De acordo com Grossi, a nova estrutura visa o aumento de acordos com universidades do exterior.

Segundo Sibele, responsável pelo núcleo de América do Norte e Europa, o importante não é ter um grande número de convênios, mas um grande número de convênios ativos. Ela ainda assinala a mudança de assessoria para superintendência como parte do processo de internacionalização da Universidade. "A intenção é buscar essa internacionalização não só no nível discente mais também nos níveis docente e técnico-administrativo", afirma.

Na ocasião, foram apresentados os dados da superintendência e as perspectivas para os anos de 2013 e 2014. A tradução do portal da UFRB para o inglês e o espanhol, a informatização do SAI e a celebração de parcerias com universidades chinesas estão entre os objetivos do setor para os próximos anos, além da construção de uma infraestrutura em cada centro para recepcionar os estudantes e professores das universidades conveniadas. No planejamento, consta também a realização de palestras e eventos em todos os centros, com professores e estudantes de universidades parceiras como convidados.

Já ao falar sobre programas de intercâmbio, Grossi apontou a falta de proficiência em línguas como a principal barreira para a maior participação dos estudantes. Ações como a criação de cursos de idiomas para os estudantes da UFRB foram apresentadas com o objetivo de melhorar esse quadro. Os programas Ciência Sem Fronteiras e o Inglês Sem Fronteiras também foram destaques.

Com a nova estrutura, a Superintendência de Assuntos Internacionais busca, assim, aumentar de forma significativa a participação de estudantes e professores da UFRB nos intercâmbios oferecidos pela instituição, além de fechar novas parcerias com universidades da África, Ásia e América do Norte.

Confira o site da Superintendência de Assuntos Internacionais (SAI).


Na dúvida, fale conosco!