Cachoeira e São Felix são palco do Reconvexo: I Festival Nacional de Vídeo-Projeções Mapeadas e Interativas, iniciado nesta quinta-feira, 11. O evento, que segue até 18 de abril, traz projeções de vídeos nas ruas das cidades, exposição em galeria, oficinas e palestras.
Video-projeções ao ar livre, que exploram a técnica conhecida como video mapping, são as principais atrações do evento que reúne artistas, designers, arquitetos, programadores. Entre as atrações, "A Fachada Indiscreta" explora a tecnologia das vídeoprojeções em função da interatividade. A projeção de Nacho Durán é definida como um game-cinema, onde a fachada do prédio se transforma em um jogo de memória, em que o público tem que encontrar os pares dos vídeos iguais escondidos.
O idealizador do evento, artista e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fernando Rabelo, busca inserir Cachoeira e São Felix no circuito de festivais de arte digital e promover intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade local, além de incentivar a criação de obras contextualizadas no Recôncavo da Bahia.
O Festival também incentiva atividades de intervenção urbana autônomas durante os dias de realização do evento, onde qualquer pessoa pode trazer seu equipamento e projetar suas idéias. Tem apoio financeiro da Secult – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura; e apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Mais informações: www.reconvexo.com.br.