A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o recebimento de propostas que visam à participação de docentes e discentes nas Operações de Janeiro de 2014 do Projeto Rondon. As propostas de trabalho devem ser elaboradas de acordo com o que determina o Edital Convite e encaminhadas à PROEXT até o dia 21 de maio.
Para inscrição da proposta de trabalho será necessária a designação formal do representante da UFRB junto ao Projeto Rondon, de acordo com o modelo de documento disponível na área de downloads do site do projeto, e o cadastro de três professores efetivos - um coordenador, um adjunto e um reserva -, tendo em vista a obrigatoriedade da participação de dois docentes por instituição.
As propostas de trabalho precisam ser específicas para a região onde o grupo pretende atuar. Devem incluir um diagnóstico dos problemas da região e descrever em detalhes como o grupo realizará as ações pretendidas. Para cada ação, as propostas devem incluir, no mínimo, as atividades previstas, os objetivos visados, a metodologia a ser empregada, o público alvo, a carga horária e os benefícios esperados para a comunidade e, ao final, o cronograma geral das atividades.
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa à integração social de universitários com comunidades carentes. Em janeiro de 2014, serão realizadas duas operações. A Operação “Velho Monge” será desenvolvida entre os dias 18 de janeiro e 03 de fevereiro, tendo como Centro Regional a cidade de Teresina/PI. A Operação “Portal da Amazônia” será desenvolvida entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz/MA.
Todas as operações terão a duração de, aproximadamente, dezessete dias. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, cerimônia de abertura, ambientação dos rondonistas, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.
Cada instituição de ensino superior pode apresentar apenas uma proposta de trabalho por operação, independentemente do conjunto de ações. Para os docentes da UFRB que desejam concorrer com propostas, a PROEXT orienta que busquem parcerias multidisciplinares e se coloca à disposição para acompanhamento e orientações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Mais informações no site do Projeto Rondon.