A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na tarde desta terça-feira, 14 de maio, no anfiteatro da Reitoria, a segunda edição do “Seminário sobre Planejamento”. O evento faz parte do ciclo de debates promovido pela Pró- Reitoria de Planejamento (PROPLAN) com objetivo de discutir estratégias para o planejamento universitário através da troca experiências com outras universidades do país e do exterior.
A convidada dessa edição foi a professora Margarida Mano, pró-reitora de Planejamento e Finanças da Universidade de Coimbra,
Segundo a pró-reitora, o planejamento é uma estrutura de antecipação, por isso, deve ser construído de forma coletiva com foco no que é necessário para cada instituição, “Todos os membros da comunidade acadêmica, docentes, discentes e técnicos-administrativos, em conjunto, devem buscar o que é importante para a universidade”, defendeu. Margarida sinalizou ainda que é preciso fazer uma análise do que está acontecendo fora e dentro da instituição para se antecipar às demandas.
Entre outras questões apontadas pela pró-reitora, ela ressaltou a necessidade de se fazer uma reflexão sobre a experiência e a qualidade na gestão. “A experiência ajuda, mas tem que ser bem empregada”, disse. Por fim, Margarida falou da importância dos valores morais na construção de uma missão que norteie o planejamento. “A missão da universidade tem que ser construída dentro da própria universidade e com base em valores sólidos. Caso contrário, teremos várias dificuldades no caminho”.
Para o pró-reitor de planejamento da UFRB Marcílio Fernandes, mais uma vez a iniciativa do ciclo de debates sobre Planejamento trouxe importantes contribuições para nortear o desenvolvimento da instituição. Diante do exposto pela palestrante, ele propôs à comunidade acadêmica refletir sobre o que foi conquistado e o que deve ser almejado pela UFRB. Segundo Fernandes, o planejamento vem somar com o processo de conquistas da universidade, pois possibilita um melhor aproveitamento das oportunidades.