Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe visita de comissão do MEC para acompanhamento do curso de Medicina

UFRB recebe visita de comissão do MEC para acompanhamento do curso de Medicina

04/06/13 11:28 , 13/01/16 15:48 | 3752

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), a visita de membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Processo de Expansão dos cursos de Medicina nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), instituída pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria N° 20 de 05 de maio de 2013. As professoras Maria Helena Senger, do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Denise Herdy Afonso, do curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foram recebidas no Gabinete da Reitoria para a primeira reunião oficial sobre o projeto de implantação do curso de medicina na UFRB.

De acordo com Denise Herdy, a proposta do MEC para a expansão do ensino médico tem como meta melhorar os indicadores de saúde nas regiões do País onde os novos cursos serão instalados. “O objetivo da expansão é fixar o profissional no local de sua formação e melhorar a qualidade da assistência em saúde nestas regiões”, disse. Nesta terça-feira (04), está programada uma visita da comissão ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus, para conhecer a estrutura física que abrigará o novo curso. Durante a visita, as professoras se reúnem com o diretor do Centro de Ensino e com os responsáveis pela elaboração do Projeto de Criação do Curso de Medicina da UFRB.

Dentre as recomendações do MEC, as professoras apontaram que o andamento de cada projeto deve respeitar a realidade regional. Segundo Maria Helena Senger, “a ideia do Ministério é que a comissão continue acompanhando os projetos e ofereça suporte durante todas as fases da implantação”. A previsão é que o curso de Medicina da UFRB seja ofertado já no segundo semestre letivo de 2013, com uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação.

Encontros - Em março desse ano, membros da comissão do MEC se reuniram com representantes das IFES, em Brasília, no I Seminário de Planejamento Estratégico dos Cursos de Medicina Criados no Processo de Expansão do Ensino Médico nas IFES. Na ocasião, eles puderam trocar informações sobre os projetos dos cursos e conhecer as experiências de outros países, em que a implantação de escolas médicas no interior apresentou os mesmos resultados esperados pelo MEC. Um segundo encontro da comissão está programado para o mês de julho, também em Brasília.

 

Na dúvida, fale conosco!