Fechar
Página inicial Notícias UFRB dá continuidade à implantação dos Sistemas Integrados de Gestão

UFRB dá continuidade à implantação dos Sistemas Integrados de Gestão

18/06/13 16:55 , 13/01/16 15:48 | 2479

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue em processo de implantação. Trata-se da plataforma digital que busca unir a execução de diferentes tarefas e informatizar todos os processos da universidade em busca da qualificação das atividades operacionais e de gestão.

Na última sexta-feira, 14 de junho, o coordenador geral do projeto de implantação do SIG, André Luiz Maciel, apresentou o sistema à equipe da Pró-Reitoria de Graduação. Iniciativa semelhante já foi feita na Pró-Reitoria de de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, Gestão de Pessoas e Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos. Os profissionais das Pró-Reitorias de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, de Administração e de Planejamento, além dos Centros de Ensino e setores ligados à Reitoria serão os próximos a conhecer o sistema.

Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP). Alguns módulos estão disponíveis desde janeiro de 2013, a exemplo do protocolo e almoxarifado do SIPAC e, no SIGRH, férias e declaração de vínculos e dependentes.

Para dezembro, dois módulos do SIGAA referentes ao stricto sensu e graduação já poderão ser utilizados. "Com este sistema, nós melhoramos o fluxo de informação da instituição. O módulo de graduação, por exemplo, vai beneficiar diretamente os professores e os estudantes da UFRB", aponta a pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde.

Entre os módulos do SIGAA: informatização dos centros de ensino e das unidades acadêmicas; controle de projetos e bolsistas ligados a atividades de ensino, pesquisa, extensão e permanência qualificada; substituição do SAGRES e; criação de portais do docente e do aluno. Outros módulos do SIPAC, do SIGRH e do SIGPP também serão implantados até dezembro de 2013, com previsão de conclusão em 2015.

"Com os sistemas integrados também será possível qualificar o atendimento à comunidade, agilizar os processos e reduzir gastos com papéis e transporte", destaca Maciel. Ele completa que, "a implantação do SIG UFRB envolverá todas as unidades da instituição, beneficiando toda a comunidade acadêmica".

Na dúvida, fale conosco!