Foi realizado no sábado, 27/10, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, o primeiro campeonato de xadrez.
Organizado pelo estudante do segundo semestre de História, Washington Andrade, com a colaboração do Professor de História Nuno Gonçalves, o campeonato foi aberto para professores, alunos, funcionários da UFRB, comunidade de São Félix e Cachoeira.
A organização contou com a participação do Clube do xadrez de Feira de Santana, tendo como arbitro Cleidson Marques, presidente do clube.
Washington Andrade já ensinou o jogo de xadrez em escolas privadas, e seu objetivo é levar o jogo para o âmbito do ensino público. Ele considera o xadrez um 'objeto histórico' e pensa levar para os alunos da rede pública não só a metodologia do jogo, mas a sua evolução e contribuição no decorrer da história.
O campeonato contou com presença de 13 participantes amadores. O vencedor foi o cochoeirano Fagner Menezes, que recebeu como prêmio um tabuleiro de xadrez e um jogo de peças em pedra sabão. Os participantes colocados do segundo ao quinto lugar de classificação, receberam camisas pintadas a mão pelo estudante de História Bruno Araújo. O evento foi encerrado com um almoço coletivo ( feijoada).
Os resultados da iniciativa de promover um campeonato foram positivos, de acordo com os idealizadores do evento. Os tabuleiros já fazem parte da rotina do CAHL, e as partidas amistosas viraram mania pelos corredores da Universidade. Depois desse evento os organizadores pretendem popularizar o xadrez e expandir o jogo pela comunidade.
{gallery}noticias/camp_xadrez{/gallery}
Texto dos estudantes Jadson Dias e Maisa Almeida do terceiro semestre de Jornalismo (contribuição da disciplina Oficina de Assessoria de Comunicação)