Fechar
Página inicial Notícias CAHL é sede do primeiro Seminário Gravuras e Gravuristas Baianos

CAHL é sede do primeiro Seminário Gravuras e Gravuristas Baianos

22/07/13 10:13 , 13/01/16 15:49 | 1517

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palco do “Seminário: Gravuras e Gravuristas baianos”, durante os dias 17 e 18 de julho. O evento reuniu professores, curadores e escritores que contribuem para a cultura da gravura na Bahia.  O seminário foi fruto da parceria entre o CAHL e Fundação Hansen Bahia (FHB).

Com a proposta de fortalecer a gravura baiana, o seminário teve como temas de discussão os processos da gravura contemporânea na Bahia, a Serigrafia e a contribuição de Hansen neste campo. Participaram das mesas professores do CAHL e da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além dos estudantes da UFRB, o evento contou a presença dos alunos da rede estadual de ensino da Cachoeira. Para a estudante Thaís Santos, da escola Alcides de Almeida, o seminário é “interessante, pois as imagens apresentadas são expressivas e nos levam a imaginar várias coisas com uma imagem só”, afirma.

Para Elias Gomes de Souza, coordenador executivo da FHB, o evento cumpriu um pouco do desejo do artista conhecido como Hansen Bahia, que colocou como um dos objetivos específicos da fundação a formação de novos talentos. “Estamos realizando um evento no qual colocamos o público formado por universitários e estudantes de ensino médio em contato com a arte, quem sabe não sai um artista daqui”, ressaltou. 

Durante o seminário também aconteceu o lançamento do livro “Hansen Bahia” da jornalista Regina Bochicchio. A obra faz parte da Coleção Gente da Bahia, da Assembléia Legislativa da Bahia. O livro narra a trajetória de vida do artista que escolheu o Recôncavo da Bahia para ser seu lar. Para Bochicchio a importância de Hansen “não é apenas para Cachoeira, Bahia, Brasil e sim para mundo”.

O lançamento contou com a presença do deputado estadual Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia. Durante o evento, Nilo ressaltou a importância da coleção e o papel das universidades no processo de divulgação de grandes nomes da Bahia. Para ele, a UFRB vem desempenhando um papel fundamental para manter viva a história de Hansen na memória dos baianos.

Confira fotos do evento disponibilizadas pela Fundação Hansen Bahia:

 

Na dúvida, fale conosco!