O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sediou a sexta edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia (VI ENEMU), de 22 a 25 de agosto. "Museologia Social e Patrimônio Integral: Museu para quem?" foi o tema do encontro que reuniu cerca de 200 estudantes de Museologia de diversas universidades do país.
"O ENEMU é o principal evento dos estudantes de Museologia no Brasil, uma área que a cada dia está com máxima expansão dos cursos", falou Vinícius Silva, estudante do curso de Museologia da UFRB e um dos responsáveis pela comunicação do evento. Em sua opinião, o encontro este ano superou as expectativas: "vieram representações de quase todas as universidades com cursos de Museologia do país, foram 13, das 15. Mais de dez estados do Brasil reunidos para o fortalecimento da Museologia Brasileira", destacou.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação cultural da Orquestra Reggae Sinfônica Lyra Ceciliana e pela performance "Ogum Abre os Caminho". O Encontro contou ainda com três festas temáticas: a) a festa Reconvexo: com o objetivo de ilustrar os costumes da região; b) festa Bailinho: músicas antigas de bailes de carnaval e c) festa Holocausto das Musas, cuja nomenclatura, de acordo com a programação, traz questionamentos da forma como o museu é visto, agregando novas concepções museológicas.
"Este encontro mostra a vitalidade do curso de Museologia, além de analisar as funções sociais dos museus, experiência que será aprimorada neste encontro em Cachoeira", disse o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Angelo Oswaldo, em vídeo para o VI ENEMU. Foram mais de 60 pesquisas apresentadas sobre iniciativas e projetos comunitárias para a salvaguarda, difusão e preservação da memória e histórias coletivas de comunidades tradicionais.
"Trabalhamos na preparação do evento durante seis meses. Foi muito cansativo, mas gratificante", pontuou o estudante Vinícius Silva. Ele destacou o papel dos realizadores e colaboradores do evento: o Diretório Acadêmico de Museologia: Reconvexando a Museologia; dos estudantes do CAHL; Pró-Reitorias de Extensão e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB; Secretaria de Cultura e Coordenadoria Municipal de Museologia da Prefeitura de Cachoeira; a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo e professores do curso de Museologia da UFRB.
No evento, foi anunciada também a cidade que sediará o VII ENEMU em 2014: Belém, capital do Pará. Os estudantes de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) serão os responsáveis pela organização, junto com todas as entidades de base estudantil (Diretório Acadêmicos e Centro Acadêmicos dos cursos pelos Brasil) e Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia.
Confira fotos do primeiro dia do evento: