Fechar
Página inicial Notícias Prefeito de Teodoro Sampaio convida UFRB para integrar conselho municipal

Prefeito de Teodoro Sampaio convida UFRB para integrar conselho municipal

10/09/13 15:17 , 13/01/16 15:49 | 2536

Em visita realizada na tarde desta segunda-feira, 09, o prefeito de Teodoro Sampaio, Akira Suga, convidou o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, para integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), um órgão de participação e debate relativo às questões sociais, econômicas e técnico-científicas do município.

O prefeito estava acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Econômico e Meio Ambiente, José Ailton Rodrigues, e do coordenador de Agriculta e Pecuária do município, o engenheiro agrônomo Edson Gomes. Durante a reunião, eles conheceram o projeto da UFRB e reforçaram o convite para a instituição apoiar a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável a partir do CMDS.

A participação da UFRB foi garantida pela indicação do reitor, como membro titular, e do chefe de gabinete, Marcílio Baliza, como membro suplente, para compor o Grupo Consultivo do Conselho, em companhia de outros setores da sociedade civil e órgãos governamentais e para-governamentais, a exemplo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Consórcio Portal do Sertão e Ministério Público.

A adesão da Universidade, segundo o prefeito Akira Suga, será a garantia de um rico debate e profunda compreensão dos processos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do município. Para marcar o início da parceria, o reitor Paulo Gabriel Nacif sugeriu a realização de um seminário sobre os desafios que se colocam para as pequenas cidades nas áreas de gestão de resíduos sólidos, agricultura familiar, economia solidária, entre outras.

A proposta é discutir políticas públicas condizentes com municípios de baixo índice populacional como Teodoro Sampaio, hoje com aproximadamente 8 mil habitantes, após um acelerado processo de êxodo. “A aproximação do município com a Universidade certamente refletirá em benefícios para ambas as instituições. Além de fomentar o debate sobre as questões sociais, as discussões podem culminar em alternativas econômicas e culturais para a população”, disse o reitor.

 

Na dúvida, fale conosco!