A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu uma delegação formada por cinco professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na última terça-feira, 26 de novembro. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as instituições.
Entre os professores da UFOPA, a Diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Fátima Matos, a Coordenadora do Ciclo de Formação Geral e os Coordenadores de Módulo. Da UFRB, participaram a pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CETENS), Danillo Barata, além dos representantes dos outros centros de ensino da UFRB, organizados no modelo de formação em ciclos: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).
A discussão teve como foco central o modelo de formação em ciclos e os desafios da construção de práticas interdisciplinares no âmbito destes cursos. Um representante do Bacharelado Interdisciplinar de cada unidade acadêmica da UFRB e do CFI da UFOPA apresentou o projeto político pedagógico do curso. “A troca de experiências foi importante para as duas universidades", destacou Luciana.
Na UFOPA, os estudantes, ao ingressarem na Universidade, escolhem o curso profissionalizanete ao final do primeiro ano de estudos. Segundo a professora Fátima Matos, o Centro de Formação Interdisciplinar é a unidade acadêmica da UFOPA responsável pela oferta inicial do primeiro semestre de ensino para todos os alunos que tiverem acesso a universidade. “As aulas são de natureza interdisciplinar e se constitui em conteúdos obrigatórios e comuns para o conjunto dos cursos oferecidos pela UFOPA”, pontuou.