A aula inaugural conjunta dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo do da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi realizada na última segunda-feira, 25 de novembro. A ocasião celebrou também o início das atividades do novo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana.
“A educação do campo tem no seu projeto a essência de uma concepção dialógica voltada para a construção da autonomia dos sujeitos a partir de experiências pedagógicas que vai além da escolarização”, falou a diretora do CETENS, Tatiana Velloso, durante a aula magna. Além de Tatiana, estavam presentes o reitor Paulo Gabriel Nacif; o vice-reitor, Silvio Soglia; o vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro; a pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde; o diretor do Centro de Formação de Professores, Clarivaldo Sousa; o vice-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e representantes de movimentos sociais.
Durante seu discurso, o reitor Paulo Gabriel Nacif falou sobre a importância do curso de Educação do Campo para a Bahia e para a UFRB. Ele falou também sobre o anúncio da UFRB como a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional 2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A categoria premia a instituição participante do programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o maior índice de egressos titulados na pós-graduação. Ao se dirigir aos estudantes de educação do campo, o reitor completou: “vocês estão na universidade com maior inclusão e, agora, reconhecida nacionalmente como de maior excelência”.
A aula magna também deu início ao I Seminário Interno da Educação do Campo, com o tema: Concepções e Princípios da Educação do Campo. Após este momento de recepção dos estudantes dos novos cursos, a partir de 02 de dezembro, as atividades serão desenvolvidas separadamente em seus respectivos campi. O curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de conhecimento de matemática e ciências da natureza, será realizado no CETENS. Já o curso com a área de conhecimento em ciências agrárias, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa.
“Estes cursos são o reconhecimento de que a população do campo tem direito a uma educação adequada a sua história a ao seu modo de produzir e viver”, destacou a diretora do CETENS. Já o diretor do CFP afirmou: “a educação é uma peça fundamental para o ser humano. Façam um excelente usufruto desta Universidade que é a casa de vocês”.
Confira as fotos da aula inaugural: