A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na tarde desta segunda-feira,
Participaram da recepção à comitiva o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, o vice-reitor, Silvio Luiz Soglia, pró-reitores e diretores dos Centros de Ensino. A reunião contou ainda com a participação de professores das áreas de História da África, Antropologia, Sociologia, Tecnologia Social, Ciências Agrárias e Exatas. Na oportunidade, os visitantes apresentaram propostas para mobilidade docente e estudantil, publicações e eventos conjuntos. “Nós estamos aqui em uma missão de quebrar mitos e construir o futuro. Isso só é possível com conhecimento mútuo e projetos comuns”, disse Castiano. E acrescentou: “Sabemos que por trás de cada brasileiro existe um engajamento grande por construir seu próprio país e pontes conosco”.
Nesse sentido, o pró-reitor defendeu que os futuros projetos devem também ajudar a formar moçambicados para serem donos de seu país. “Nós conquistamos a independência, mas ainda não conquistamos as liberdades que ela comporta”, afirmou. Entre os planos da UP, ele apresentou o polo especializado em engenharias e os projetos em história cultural, agropecuária e agroprocessamento. O reitor da UFRB assegurou a realização de parcerias por meio dos Centros de Ensino e a retribuição da visita institucional já no início de 2014. “Desde o começo de sua história, a UFRB tem um vínculo forte com as instituições africanas. Espero que a gente consiga essa reaproximação com a UP da forma mais intensa possível”, disse Nacif.
A UP é uma universidade pública moçambicana que tem a principal missão de formar professores e quadros da educação com nível superior, dotando-os de instrumentos científicos e pedagógico-didáticos que lhes permitam ministrar um ensino de elevada qualidade no setor da educação. Está presente nas cidades de Gaza, Massinga, Beira, Manica, Quelimane, Nampula, Lichinga, Montepuez, Tete e Maxixe.
Visita a página da UP e saiba mais sobre a instituição: www.up.ac.mz.