Fechar
Página inicial Notícias Comissão Própria de Avaliação tem novos membros

Comissão Própria de Avaliação tem novos membros

03/12/13 14:22 , 13/01/16 15:50 | 1427

A cerimônia de posse dos novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizada no auditório da reitoria, campus de Cruz das Almas, nesta segunda-feira, 02 de dezembro. O evento aconteceu em uma sessão conjunta do Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho Acadêmico (CONAC).

Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica, docentes, técnico-administrativos e discentes, e dos setes Centros de Ensino da UFRB, a nova CPA foi constituída pela Portaria N°1019/2013 e tem como foco o processo de avaliação interna, que abrange todo o funcionamento da universidade, considerando as diferentes dimensões institucionais constituintes de sua organicidade, expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

“O trabalho de avaliação institucional da CPA afeta diretamente o funcionamento da universidade. Ao nos reunirmos com os dois Conselhos Superiores da UFRB, estamos dando fé pública a esta Comissão que tem como principal função contribuir não somente para a comunidade universitária, como também para a sociedade”, falou Rita Dias, representante titular do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

Já a professora Rose Mubarack do Centro de Formação de Professores (CFP), membro da Associação Brasileira de Avaliação, acredita que, com a CPA, é possível gerar uma dinâmica para melhoria da instituição. “Temos que pensar em três ciclos quando falamos no trabalho da CPA: o primeiro, a construção de instrumentos de avaliação, e, segundo, a coleta destes dados. A UFRB já cumpriu estas duas etapas. Falta avançarmos na terceira, a tomada de decisões, o que estamos fazendo com estes relatórios?”, afirma.  De acordo com Rose, a CPA vai fotografar a realidade da universidade e “institucionalizar sua fala”. O desafio, em sua opinião, é aumentar a taxa de respostas. Ela destaca que o lugar do avaliador é propositivo e não de auditoria.   

“A CPA é antes de tudo uma conquista da autonomia universitária. Um dos seus objetivos, a auto-avaliação, fornece material à universidade para que se conheçam os seus pontos fortes e fracos, tendo como referência o PDI e o PPI”, falou o presidente do CONAC e CONSUNI, reitor Paulo Gabriel Nacif. O mandato dos membros da CPA é de dois anos, não sendo permitida a recondução.

Após a posse dos novos membros, o professor Robert Verhine da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), proferiu a palestra “Avaliação Institucional nas IFES Brasileiras”.

Na dúvida, fale conosco!