Fechar
Página inicial Notícias Estudante da UFRB participa de operação de assistência hospitalar da Marinha

Estudante da UFRB participa de operação de assistência hospitalar da Marinha

16/01/14 11:55 , 13/01/16 15:50 | 1380

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi uma entre dez Instituições de Ensino Superior selecionada para Operação Assistência Hospitalar (ASSHOP). Representando a Universidade e o projeto Rondon, Thiago Assis, estudante do 8º semestre do curso de Enfermagem, viaja para o estado do Amazonas em 18 de janeiro. A bordo do Hospital navio da Marinha do Brasil, ele realizará atividades de assistência às populações ribeirinhas durante 15 dias.

Thiago Assis irá trabalhar juntamente com uma equipe de enfermagem, médica e odontológica. Além do atendimento de saúde, ações voltadas aos programas de imunizações e combate a doenças serão realizadas. A formação e reciclagem de Agentes Comunitários de Saúde e prevenção de doenças profissionais e acidentes de trabalho de fluviais também é foco da expedição.  

Na opinião de Ariane Morais, umas das coordenadoras do Projeto Rondon na UFRB, a seleção do estudante na operação da Marinha ocorreu devido à qualidade e desempenho da equipe UFRB/RONDON, que desenvolveu missão na Operação Canudos em janeiro de 2013. Para ela, projetos semelhantes proporcionam o estímulo à capacidade educacional e profissional do estudante.

Projeto Rondon - Uma ação do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa e em parceria com a Marinha do Brasil, seu objetivo é viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania para comunidades carentes.

 "Vida, Saúde e Cidadania"- Entre os dias 25 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014, sob a coordenação das professoras do curso de Enfermagem da UFRB, Ariane Morais e Paloma Pinho, a proposta de trabalho intitulada "Vida, Saúde e Cidadania" vai desenvolver onze subprojetos de caráter social, focando as áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde, no município de Campestre do Maranhão (MA). A proposta está inserida na chamada operação "Portal da Amazônia", no Pólo Regional Imperatriz (MA).

Na dúvida, fale conosco!