O livro brasileiro "Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia", publicado em 2012, recebeu o Prêmio "Alexandre Rodrigues Ferreira". Trata-se de um prêmio destinado ao melhor livro publicado na área de Zoologia, no período de 01 de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2013. O professor Marcos Lhano do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB tem participação na obra.
O docente da UFRB é autor, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, do capítulo referente à ordem de insetos Orthoptera, que inclui grilo, gafanhoto, paquinha, mané magro e esperança. Em sua opinião, devido à carência de livros sobre insetos, fauna, taxonomia, ecologia, biologia e fauna brasileira, a obra é um importante instrumento de ensino-aprendizagem sobre a área no país.
O prêmio foi cedido pela Sociedade Brasileira de Zoologia, a mais importante na área, de acordo com Lhano. “Este é um reconhecimento que representa o esforço na produção do livro, além de mostrar o quanto ele era esperado por pesquisadores da área”, afirma. A premiação da obra ocorreu durante a abertura do XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no dia 4 de fevereiro de 2014.
"Insetos do Brasil, Diversidade e Taxonomia” conta com 43 capítulos de 71 autores, sobre todas as 30 ordens de insetos do Brasil. Tem ainda 1769 figuras e capítulos de conteúdo taxonômico e de apoio teórico e técnico. Os capítulos estão atualizados em relação ao conhecimento da fauna de cada família de insetos no Brasil, contando ainda com chaves de identificação e ilustrações originais.