O Hospital Estadual da Criança (HEC) e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, receberam na tarde desta terça-feira, 1º de abril, a visita do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino e do diretor de Centro de Ciências da Saúde, Luiz Favero. As unidades hospitalares são parceiras da Residência
Em sua chegada ao HEC, o grupo da UFRB foi recebido pela diretora de Ensino e Pesquisa, a médica Tatiana Vieira. No encontro foram apresentadas as instalações disponibilizadas aos residentes, a exemplo de biblioteca, auditório e sala para videoconferência. “O HEC é uma instituição em constante evolução e que provê serviços de assistência especializada ao usuário SUS. Portanto, a atividade de Ensino e Pesquisa é um dever do HEC/IMIP Gestão Hospitalar para com a sociedade”, disse a médica.
Na visita seguinte, a comitiva da Federal do Recôncavo foi recebida no HGCA. A recepção ficou por conta da coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (NUPED), Silvone Santa Bárbara. O grupo conheceu as instalações do centro de educação permanente, biblioteca e sala dos residentes de Nutrição. A nutricionista do HGCA Juliana Dias salientou a contribuição dos residentes para uma prática mais científica. “Eles trazem um novo vigor para toda a equipe. Isso faz com que todo mundo queira estudar mais”, disse.
Para o reitor Paulo Gabriel Nacif, a tendência é que o programa de residência da UFRB com as duas instituições se solidifique a cada ano. Ele falou ainda da possibilidade de ampliação das parcerias com o curso de Medicina, em funcionamento também no CCS, campus de Santo Antônio de Jesus. “A residência é um importante processo de transição para a vida profissional; é durante a especialização que o estudante define seus interesses”, afirmou.
Egressa de Nutrição da UFRB, a residente Cássia Lorena concorda que o curso é uma oportunidade para acrescentar mais conhecimento prático e especializado a sua graduação. “Aqui, temos a oportunidade de ver a teoria aplicada na prática e discutir ações com profissionais de outras áreas”, disse. “Com isso, passamos a valorizar ainda mais a interação da equipe multidisciplinar para a resposta dos pacientes ao tratamento”, acrescentou a residente do HEC.
Os demais residentes e preceptores também participaram das visitas. Acompanharam ainda os encontros as professoras de Nutrição da UFRB, Judelita Cunha e Fernanda Cerqueira. “Nossa proposta é formar profissionais éticos e críticos, que prestem atendimento humanizado no serviço público”, explicou Judelita Cunha, atual coordenadora da Residência
Confira fotos das visitas: