Fechar
Página inicial Notícias UFRB visita unidades hospitalares parceiras da Residência em Nutrição

UFRB visita unidades hospitalares parceiras da Residência em Nutrição

02/04/14 14:55 , 13/01/16 15:50 | 2427

O Hospital Estadual da Criança (HEC) e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, receberam na tarde desta terça-feira, 1º de abril, a visita do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino e do diretor de Centro de Ciências da Saúde, Luiz Favero. As unidades hospitalares são parceiras da Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva da UFRB, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Em sua chegada ao HEC, o grupo da UFRB foi recebido pela diretora de Ensino e Pesquisa, a médica Tatiana Vieira. No encontro foram apresentadas as instalações disponibilizadas aos residentes, a exemplo de biblioteca, auditório e sala para videoconferência. “O HEC é uma instituição em constante evolução e que provê serviços de assistência especializada ao usuário SUS. Portanto, a atividade de Ensino e Pesquisa é um dever do HEC/IMIP Gestão Hospitalar para com a sociedade”, disse a médica.

Na visita seguinte, a comitiva da Federal do Recôncavo foi recebida no HGCA. A recepção ficou por conta da coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (NUPED), Silvone Santa Bárbara. O grupo conheceu as instalações do centro de educação permanente, biblioteca e sala dos residentes de Nutrição. A nutricionista do HGCA Juliana Dias salientou a contribuição dos residentes para uma prática mais científica. “Eles trazem um novo vigor para toda a equipe. Isso faz com que todo mundo queira estudar mais”, disse.

Para o reitor Paulo Gabriel Nacif, a tendência é que o programa de residência da UFRB com as duas instituições se solidifique a cada ano. Ele falou ainda da possibilidade de ampliação das parcerias com o curso de Medicina, em funcionamento também no CCS, campus de Santo Antônio de Jesus. “A residência é um importante processo de transição para a vida profissional; é durante a especialização que o estudante define seus interesses”, afirmou.

Egressa de Nutrição da UFRB, a residente Cássia Lorena concorda que o curso é uma oportunidade para acrescentar mais conhecimento prático e especializado a sua graduação. “Aqui, temos a oportunidade de ver a teoria aplicada na prática e discutir ações com profissionais de outras áreas”, disse. “Com isso, passamos a valorizar ainda mais a interação da equipe multidisciplinar para a resposta dos pacientes ao tratamento”, acrescentou a residente do HEC.

Os demais residentes e preceptores também participaram das visitas. Acompanharam ainda os encontros as professoras de Nutrição da UFRB, Judelita Cunha e Fernanda Cerqueira. “Nossa proposta é formar profissionais éticos e críticos, que prestem atendimento humanizado no serviço público”, explicou Judelita Cunha, atual coordenadora da Residência em Nutrição Clínica da universidade. Os hospitais parceiros são conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira fotos das visitas:

Na dúvida, fale conosco!