A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lamenta a morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, ocorrida na última quinta-feira, 24 de julho. De acordo a assessoria de imprensa da cidade, a prefeita possuía anemia falciforme e morreu por conta de uma embolia pulmonar.
Rilza Valentim foi uma das parceiras da UFRB em seu processo de criação e esteve à frente da implantação do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. Para aceleração do processo de instalação da universidade, a Prefeitura cedeu o prédio da escola-modelo para que as aulas do campus iniciassem até que a construção da sede própria fosse efetivada.
Em
Rilza era prefeita de São Francisco do Conde desde 2008, quando eleita com 96% dos votos. Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela lecionou em escolas da capital do Estado, entre elas o CEFET-BA (atual IFBA). Ingressou na vida pública ao assumir a secretaria Municipal de Educação da cidade, em 1997. Em 2000, foi eleita vereadora e, em 2004, exerceu mais um mandato legislativo na cidade.