A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) esteve entre as instituições participantes do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - COPENE 2014, que aconteceu este ano em Belém, no estado do Pará. A UFRB foi representada no evento pelo reitor Paulo Gabriel Nacif e pelo professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Osmundo Pinho.
Na quinta-feira, 31 de julho, o reitor Paulo Gabriel Nacif participou da mesa redonda “Cooperação sul-sul e produção do conhecimento: o lugar da universidade”. Com a proposta de discutir a articulação e o intercâmbio cultural e científico entre os países em desenvolvimento, a mesa contou também com a participação do reitor da Universidade do Lúrio (UNILURIO) de Moçambique, Luis Jorge Ferrão, e da reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Nilma Lino.
“O Brasil tem uma relação histórica com os países da África e da América Latina que precisa ser reforçada. Cabe às universidades demonstrar que relações horizontalizadas são possíveis e, com isso, também a construção de um outro processo de globalização, tendo o ser humano como o centro das preocupações”, destacou Nacif. Um simpósio temático também na quinta-feira, 31, foi coordenado pelo professor da UFRB, Osmundo Pinho, com discussões em torno da diversidade, relações de gênero e sexualidade. Já na sexta-feira, ele participou como convidado da mesa–redonda com o mesmo tema.
O COPENE teve início no dia 29 de julho e seguiu até o dia 02 de agosto, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais, visando a constituição material dos direitos.