A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sexta-feira, 12 de setembro, uma nova reunião sobre o processo de implantação dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG). O anfiteatro da Reitoria, campus de Cruz das Almas, foi o local escolhido para a apresentação e discussão do sistema.
Para o coordenador geral do projeto de implantação, André Luiz Maciel, “a reunião é de suma importância porque conta com a presença de toda comissão formada para planejamento e gerenciamento da implantação do SIG UFRB e também da empresa contratada para o serviço”. Ele acrescentou: “o evento também vai mostrar a metodologia de trabalho do SIG e apresentar a um pouco melhor como funciona o sistema”.
Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP). “Alguns módulos do SIPAC e do SIGRH já foram implantados pela Coordenadoria Tecnologia da Informação (COTEC) e pela unidade de negócio, mas o prazo para que o sistema se estenda para toda universidade é de três anos”, afirma Maciel.
“A implantação do sistema vai otimizar os fluxos de trabalhos, facilitando o acesso às informações mais precisas. Também vai tornar mais simples, rápido e fácil o trabalho realizado, ou seja, vai reduzir a burocracia nos processos da Universidade”, destaca César Velame, coordenador do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Sistemas Integrados de Gestão (SIG): foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já foi implantado em mais de 10 instituições públicas federais. O Sistema foi adquirido no ano de 2009 pela UFRB e a implantação está sendo apoiada pela equipe da UFRN, por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado entre as duas instituições.