Fechar
Página inicial Notícias I Encontro de Monitoria é realizado na UFRB

I Encontro de Monitoria é realizado na UFRB

18/09/14 11:04 , 13/01/16 15:51 | 1254

O I Encontro de Monitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado na última quarta-feira, 17 de setembro. O anfiteatro da reitoria foi palco do evento que teve como públicos-alvos estudantes monitores e professores orientadores. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) organizou o evento.

“É importante os estudantes viverem intensamente a universidade, fator que passa pela atuação em diversos projetos, em especial do programa de monitoria”, afirmou o reitor Paulo Gabriel Nacif. A pró-reitora de Graduação, Luciana Alaíde, também esteve presente no encontro e destacou as funções do programa de monitoria na universidade: “principalmente, por se tratar de uma ação que pode oportunizar ao discente iniciação na atividade docente, despertando o interesse pela carreira”. Ela enfatizou ainda o papel estratégico do programa em se constituir em um espaço de reflexão sobre a qualidade das aprendizagens, de produção e aprofundamento de estudos integrados à pesquisa e à extensão.  

O evento contou com o depoimento dos professores Adrian Silva e Nelian Leal Serafim, ambos egressos da UFRB, que participaram do programa de monitoria e ingressaram na carreira do magistério superior como professores substitutos em seus cursos de origem, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, respectivamente. Eles relataram suas experiências como estudantes, monitores e professores e destacaram a importância da diversidade de experiência na formação. Para Adrian, a socialização das experiências desenvolvidas no âmbito da monitoria é algo fundamental para enriquecimento do programa na Universidade. 

Programa de monitoria: foi implantado na universidade em 2008, em função da ação protagonista de gestores e professores dos centros de ensino da UFRB. Em 2010, o programa ganhou novo marco legal, a Resolução CONAC/UFRB nº 36/2010. Este documento instituiu a categoria de monitoria remunerada e de monitoria voluntária. Desde a sua implantação, a PROGRAD já emitiu 500 certificados de monitores. 

Com informações da PROGRAD. 

Na dúvida, fale conosco!