O livro “O Que Há de África Em Nós” de co-autoria do professor do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Walter Fraga, é finalista do 56º prêmio Jabuti de Literatura 2014, na categoria “Didático e Paradidático”. Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil e destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.
Direcionada ao público infanto-juvenil, a publicação tem como tema a presença africana no Brasil. Os personagens atravessam o oceano atlântico e visitam outros períodos históricos, embarcam em navios e chegam a lugares e situações diferentes. “Pretendemos mostrar como as Áfricas que formaram o Brasil estão presentes e atuantes em nosso cotidiano na forma de ideias, valores, referências de como criar os filhos, de se divertir e de entender o mundo”, explica Fraga.
“Sinto feliz pela indicação para a finalista do Jabuti de Literatura, é um reconhecimento de que o livro teve boa aceitação do público”, acrescenta o professor. O livro foi publicado em 2013 pela Editora Moderna e também tem como autora a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wlamyra Albuquerque.
Os vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares, das 27 categorias que compõem o prêmio Jabuti, vão ser conhecidos no dia 16 de outubro. O júri é formado por especialistas de cada categoria, indicado pelo Conselho Curador do Prêmio. A cerimônia de entrega será no dia 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera,