O programa de rádio Enciclopédia Ambiental, idealizado pelos professores do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jesus Delgado-Mendez e Renato de Almeida, é veiculado nas cidades de Cruz das Almas e Sapeaçu. O programa diário de cunho educativo já esta no ar há dois anos.
O programa é dividido em temas, com quatro tópicos cada, responsáveis por apresentar de forma didática conceitos, curiosidades e soluções para os problemas do universo socioambiental. Tratar o assunto de forma original e falar de temas com enquadramento local e global são suas características, de acordo com Delgado-Mendez. “Os diálogos por meio dos personagens trazem uma linguagem acessível e interpretativa, não apenas informativa. Ela capta a atenção”, afirma Delgado-Mendez.
Confira os programas sobre lixo da Enciclopédia Ambiental:
Lixo: {mp3remote}http://ufrb.edu.br/enciclopediaambiental/images/audio/semana3/S3A03.mp3{/mp3remote}
Nos contaminamos: {mp3remote}http://ufrb.edu.br/enciclopediaambiental/images/audio/semana3/S3B03.mp3{/mp3remote}
A minhoca recicladora: {mp3remote}http://ufrb.edu.br/enciclopediaambiental/images/audio/semana3/S3C03.mp3{/mp3remote}
Como tratar os resíduos: {mp3remote}http://ufrb.edu.br/enciclopediaambiental/images/audio/semana3/S3D03.mp3{/mp3remote}
Para Renato de Almeida, o programa tem o papel de resgatar o caráter educativo da rádio no âmbito formal e não formal, difundindo temas socioambientais contextualizados no Recôncavo Baiano. Ao todo, 208 programas de rádio foram produzidos, dos quais 70 já foram veiculados, nos horários fixos, de segunda a sexta, às 9h e 15h, na rádio Santa Cruz de Cruz das Almas, e às 8h15, 12h15 e 6h15, na Rádio Cultura de Sapeaçu, cidade de Sapeaçu. Em sua opinião, por ter horário fixo e conter reprises, a população passa a acompanhar diariamente o programa. O sotaque espanhol de Jesus, por exemplo, já o faz conhecido nas ruas por sua voz.
Completando os programas de rádio, há também a Revista intitulada “Enciclopédia Ambiental”, dirigida à Comunidade Escolar. O texto é composto pela descrição dos roteiros disseminados via rádio, uma forma de reforçar a aprendizagem do conteúdo, de acordo com Delgado-Mendez. Apesar de o projeto ser voltado inicialmente aos professores, a ideia é que o programa e a revista sejam distribuídos no Recôncavo baiano, “uma vez que as ondas do rádio chegam também a quem não necessariamente está na escola”, declara Jesus. Em sua opinião, é mais um material educativo nas mãos do professor. A aquisição dos materiais, ele esclarece, depende da Secretaria de Educação da cidade que tenha interesse no produto.
A primeira cidade do Recôncavo que recepcionou o programa foi Muritiba, na Radio Vox, seguida de Maragojipe. Ambas tinham a veiculação do programa financiada pelo Rotary Club de Cruz das Almas. Além deste, o Instituto BiomaBrasil e e as Prefeituras de Território são as entidades parceiras. A Pró- Reitoria de Extensão da UFRB completa a lista.
Em novembro, o programa de rádio Enciclopédia Ambiental ultrapassará as ondas sonoras do Recôncavo e chegará ao Congresso Mundial de Parques e Áreas Protegidas, a ser realizado na Austrália, entre os dias 10 e 19.
Veja outros programas e mais informações no site da Enciclopédia Ambiental.