O campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na última sexta-feira,
No início da programação, os alunos assistiram no Antifeatro da Reitoria a uma palestra de apresentação dos centros de ensino da UFRB e dos cursos de graduação e pós-graduação ligados a cada um deles. O técnico-administrativo Leone Santana, da Assessoria Especial de Projetos Estratégicos (ASSEPE), compartilhou a sua experiência como ex-aluno do curso de Zootecnia e atual mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Em seguida, acompanhou os alunos em uma visita pelo campus.
A primeira parada foi no Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV). Divididos em dois grupos, os alunos circularam pela área externa, onde conheceram o curral e as baias usadas para triagem dos animais. O estagiário do HUMV, Noel Reis, apresentou aos alunos as áreas internas, como os gatis e canis de internamento, sala de necropsia, bloco cirúrgico, farmácia, sala de esterilização e bloco dos laboratórios. No Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias, a turma foi recebida pelo professor Raul Rio, que convidou os alunos a observar alguns parasitas pelo microscópio.
Encantados com as novidades, os estudantes aproveitaram para fazer muitas perguntas e não saíram de lá sem algumas lições. “Esses parasitas que não enxergamos a olho nu são responsáveis por várias doenças infecciosas, por isso é importante lavar bem as mãos e ter boas práticas de higiene”, ensinou o professor Rio. As descobertas despertaram o interesse do aluno Gabriel Guedes, que pretendia cursar Engenharia Mecânica, mas, depois da visita, já pensa em Medicina Veterinária. “Eu nunca tinha visto um microscópio. Sempre tive curiosidade de observar os animais através de aparelhos para tentar curar os que estão doentes”, disse.
A turma seguiu a visita com um tour pela Fazenda Experimental, onde conheceu as áreas de experimentos vegetais e as novas instalações da caprinocultura e ovinocultura. Pela tarde, os alunos foram recebidos na Biblioteca do campus, pelo bibliotecário Antônio Marcos das Chagas, que apresentou os acervos e explicou sua disposição. A visita foi encerrada com a recepção dos alunos na Unidade de Laboratórios N pelo biólogo Rodrigo Rocha. Ele explicou as atividades que são desenvolvidas nestes laboratórios, a exemplo de pesquisas nas áreas de Histologia, Parasitologia, Bioquímica, Bromatologia e outras.
De acordo com a coordenadora pedagógica do município de Itaetê, Edilaine Macêdo, que acompanhou os alunos durante a visita, a experiência foi importante para despertar nos alunos o interesse em ingressar num curso superior. “Como vivemos em uma região sem universidades ficamos muito felizes com a oportunidade de conhecer a UFRB. Poucos alunos de Itaetê já tiveram a chance de entrar numa universidade”, relatou. A visita foi um prêmio aos alunos do 8º ano que venceram a gincana da Escola Municipal Carlos Santana.
Visitas agendadas
As escolas e outras instituições interessadas em conhecer a UFRB podem entrar em contato com o Núcleo de Relações Públicas para agendamento através do formulário disponível online no link www.ufrb.edu.br/ascom/visita-social. As solicitações para o Projeto Visita Social devem ser efetuadas em até 15 dias antes da visita.