Fechar
Página inicial Notícias UFRB realiza abertura da III Reconcitec no campus de Cruz das Almas

UFRB realiza abertura da III Reconcitec no campus de Cruz das Almas

22/10/14 14:19 , 13/01/16 15:51 | 1563

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta terça-feira, dia 21 de outubro, a abertura oficial da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec, no campus de Cruz das Almas. O maior evento acadêmico da região segue até quinta-feira, dia 23, com uma extensa programação que inclui conferências, minicursos, painéis, exposições, feira de ciências e apresentações científicas e culturais.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 17h com a apresentação do Coral da UFRB, que entoou músicas regionais da Bahia, além de canções de maculelê e zulu. Em seguida, servidores da UFRB fizeram uma apresentação de músicas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, resultado da capacitação oferecida pela universidade. Na sequência, a mesa de abertura contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino, e da coordenadora de Pesquisa, Franceli da Silva.

A coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e convidou a todos a prestigiar a pesquisa na UFRB. “Trata-se de uma reunião com o cunho acadêmico, na qual teremos nos próximos dias apresentações de mais de 450 trabalhos no formato pôster e 350 no formato comunicação oral”, disse Franceli. Já a pró-reitora da PPGCI agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento e a ampla adesão que resultou em cerca de 3 mil inscritos. “Esse é um evento de todos, construído pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFRB”, afirmou Ana Cristina. Ao destacar o tema deste ano “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”, ela explicou que a intenção foi trazer questões atuais e mais amplas para o debate. “Construímos um evento para proporcionar a reflexão sobre o que estamos ensinando e aprendendo e o que podemos contribuir na UFRB e no Recôncavo da Bahia”, concluiu.

O reitor encerrou a solenidade e aproveitou o momento para ressaltar a evolução da UFRB e a sua expansão no sentido da excelência e da inclusão. “A primeira universidade do interior da Bahia só tem sentido se a gente enfrentar todos os desafios, em especial o desafio de construir a excelência, que é a base de qualquer universidade, mas com inclusão, com debate acadêmico e com territorialidade”, disse Nacif. Com a sua fala, o reitor adentrou ao tema da conferência de abertura do evento intitulada “Desafios na educação superior no Brasil”. O conferencista convidado foi o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni.

Milioni apresentou um panorama do Ensino Superior no Brasil a partir de dados de 2005, ano de implantação do REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. De acordo com o secretário, na primeira década do século XXI, a capacidade instalada do ensino superior brasileiro oscilava em torno de 9 milhões de vagas, número que comparado aos 4,5 milhões de matrículas resultava numa taxa de ociosidade da ordem de 50%. “Isso pode ser explicado porque, ao contrário dos países desenvolvidos, o ensino superior no Brasil ainda é majoritariamente privado. Portanto, grande parte dessas vagas é paga”, disse Milioni. Num comparativo com a Europa e América do Norte, ele defendeu a necessidade de expansão da rede pública da educação superior brasileira. “As ausências do ensino superior público brasileiro são muito sentidas por nossa nação. É ele que terá que suprir os nossos gargalos, especialmente nas áreas técnicas”, defendeu.

Após a conferência, foi aberto o espaço para debate. A programação da III Reconcitec segue nesta quarta, dia 22. Estarão em debate a interdisciplinaridade na graduação e pós-graduação, os programas de iniciação científica, a experiência estudantil e questões relacionadas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. Na quinta-feira, dia 23, a abertura fica por conta da conferência “Educação e Responsabilidade Social”, com o professor da Universidade Católica de Brasília, Jorge Hamilton Sampaio. Em seguida, painéis, minicursos e atrações culturais fecham as atividades do dia.

Sobre a Reconcitec: é uma realização da UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Petrobras é a patrocinadora do evento.  

Veja fotos do primeiro dia do evento:

Na dúvida, fale conosco!