Fechar
Página inicial Notícias SNPA e UFRB encerram IX Congresso Nordestino de Produção Animal

SNPA e UFRB encerram IX Congresso Nordestino de Produção Animal

16/11/14 14:09 , 13/01/16 15:52 | 2990

O encerramento oficial do IX Congresso Nordestino de Produção Animal – CNPA 2014 foi realizado nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, Bahia. O evento, promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reuniu, desde o dia 11 de novembro, profissionais da área, produtores e estudantes para debater os mais recentes avanços na produção animal no Brasil e no mundo.

Apresentações de trabalhos e simpósios de área foram as atrações do último dia de atividades. Dando continuidade às apresentações iniciadas no dia 12, estudantes de todo o país expuseram o resumo de seus trabalhos no formato “pôster” e aproveitaram para trocar experiências sobre as pesquisas em andamento. Foi o caso de Gêisa de Oliveira, estudante do 9º semestre do curso de Agronomia da UFRB, que apresentou os resultados parciais da pesquisa “Detecção de Erros no Processo de Rastreabilidade de Bovinos de Corte” e pretende aprofundar o debate com a publicação de um artigo.

 A partir do levantamento realizado junto a dez propriedades e cerca de 4 mil animais no Rio Grande do Sul, Gêisa detectou três erros comuns no processo de rastreabilidade, desde o nascimento do bovino até a chegada ao frigorífico. Dentre eles, a estudante encontrou incompatibilidade entre a identificação do animal e seu registro na Base de Dados Nacionais, animais sem identificação e com a idade informada incompatível com a cronologia dentária. “O uso da rastreabilidade hoje é muito importante para a exportação e o consumo interno da carne bovina. Esse trabalho auxilia o produtor a ter um cuidado maior para não cometer erros”, disse Gêisa. A pesquisa foi orientada pela professora Mylene Müller, da UFRB, e foi um dos mais de 800 trabalhos em exposição durante o IX CNPA.

Em paralelo, os profissionais e especialistas de cada área da produção animal se reuniram nos simpósios regionais, também iniciados no dia 12, como parte da programação do congresso. No geral, foram realizados o II Simpósio Nordestino de Forragicultura e Pastagens, o II Simpósio Nordestino de Produção de Não Ruminantes, o Simpósio sobre Apicultura e Meliponicultura do Nordeste, XV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, o II Simpósio Nordestino de Sistemas de Produção, o I Simpósio Nordestino de Produção de Organismos Aquáticos e o III Simpósio Nordestino sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais.

Encerrando o evento foi realizada a Assembleia Ordinária da SNPA, que fez um balanço do IX CNPA, definiu as sedes das próximas edições e empossou a nova diretoria da instituição. Fizeram parte da mesa solene o presidente da SNPA, Evandro Holanda; a vice-presidente da SNPA e professora da UFRB, Daniele Loures; a diretora executiva da SNPA, Jacilene Castro; o editor chefe da Revista Científica de Produção Animal, Edgard Pimenta Filho, e os novos membros da diretoria, os professores Arnaud Alves e Wilson Dutra.

O presidente da SNPA agradeceu à comissão organizadora do IX CNPA pela competência na condução do evento e a qualidade da programação e comemorou, mais uma vez, os números expressivos de mais de mil inscritos e 800 trabalhos apresentados. Ao deixar o cargo, Holanda empossou a professora Daniele Loures como nova presidente da SNPA e os professores Arnaud Alves como vice-presidente e Wilson Dutra como segundo vice-presidente. Ele destacou a parceria com Daniele na sua gestão como fundamental para fortalecer a sociedade e desejou sucesso aos novos empossados.

“É uma honra fazer parte dessa sociedade, que é ao mesmo tempo tão comprometida com o que se propõe e agradável para se trabalhar”, disse a nova presidente ao assumir o cargo. Daniele apresentou entre as propostas de ações para a sua gestão a efetivação de convênios com empresas da área para a construção de redes de inovação e o oferecimento de capacitações, a consolidação da Revista Científica de Produção Animal, a reformulação do site da instituição e a coordenação do X CNPA, que será realizado em 2015 no estado do Piauí. E finalizando a pauta da reunião, foi eleito por aclamação o estado de Pernambuco para a realização do XI CNPA, em 2016.

Mais informações: www.cnpa.org

Na dúvida, fale conosco!