O encerramento oficial do IX Congresso Nordestino de Produção Animal – CNPA 2014 foi realizado nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, Bahia. O evento, promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reuniu, desde o dia 11 de novembro, profissionais da área, produtores e estudantes para debater os mais recentes avanços na produção animal no Brasil e no mundo.
Apresentações de trabalhos e simpósios de área foram as atrações do último dia de atividades. Dando continuidade às apresentações iniciadas no dia 12, estudantes de todo o país expuseram o resumo de seus trabalhos no formato “pôster” e aproveitaram para trocar experiências sobre as pesquisas
A partir do levantamento realizado junto a dez propriedades e cerca de 4 mil animais no Rio Grande do Sul, Gêisa detectou três erros comuns no processo de rastreabilidade, desde o nascimento do bovino até a chegada ao frigorífico. Dentre eles, a estudante encontrou incompatibilidade entre a identificação do animal e seu registro na Base de Dados Nacionais, animais sem identificação e com a idade informada incompatível com a cronologia dentária. “O uso da rastreabilidade hoje é muito importante para a exportação e o consumo interno da carne bovina. Esse trabalho auxilia o produtor a ter um cuidado maior para não cometer erros”, disse Gêisa. A pesquisa foi orientada pela professora Mylene Müller, da UFRB, e foi um dos mais de 800 trabalhos em exposição durante o IX CNPA.
Em paralelo, os profissionais e especialistas de cada área da produção animal se reuniram nos simpósios regionais, também iniciados no dia 12, como parte da programação do congresso. No geral, foram realizados o II Simpósio Nordestino de Forragicultura e Pastagens, o II Simpósio Nordestino de Produção de Não Ruminantes, o Simpósio sobre Apicultura e Meliponicultura do Nordeste, XV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, o II Simpósio Nordestino de Sistemas de Produção, o I Simpósio Nordestino de Produção de Organismos Aquáticos e o III Simpósio Nordestino sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais.
Encerrando o evento foi realizada a Assembleia Ordinária da SNPA, que fez um balanço do IX CNPA, definiu as sedes das próximas edições e empossou a nova diretoria da instituição. Fizeram parte da mesa solene o presidente da SNPA, Evandro Holanda; a vice-presidente da SNPA e professora da UFRB, Daniele Loures; a diretora executiva da SNPA, Jacilene Castro; o editor chefe da Revista Científica de Produção Animal, Edgard Pimenta Filho, e os novos membros da diretoria, os professores Arnaud Alves e Wilson Dutra.
O presidente da SNPA agradeceu à comissão organizadora do IX CNPA pela competência na condução do evento e a qualidade da programação e comemorou, mais uma vez, os números expressivos de mais de mil inscritos e 800 trabalhos apresentados. Ao deixar o cargo, Holanda empossou a professora Daniele Loures como nova presidente da SNPA e os professores Arnaud Alves como vice-presidente e Wilson Dutra como segundo vice-presidente. Ele destacou a parceria com Daniele na sua gestão como fundamental para fortalecer a sociedade e desejou sucesso aos novos empossados.
“É uma honra fazer parte dessa sociedade, que é ao mesmo tempo tão comprometida com o que se propõe e agradável para se trabalhar”, disse a nova presidente ao assumir o cargo. Daniele apresentou entre as propostas de ações para a sua gestão a efetivação de convênios com empresas da área para a construção de redes de inovação e o oferecimento de capacitações, a consolidação da Revista Científica de Produção Animal, a reformulação do site da instituição e a coordenação do X CNPA, que será realizado em 2015 no estado do Piauí. E finalizando a pauta da reunião, foi eleito por aclamação o estado de Pernambuco para a realização do XI CNPA, em 2016.
Mais informações: www.cnpa.org.