Com a participação de 100 pessoas, ocorreu na Lira Carlos Gomes, em Amargosa, dia 14 de dezembro, às 19 h, o lançamento do Livro " Recôncavo da Bahia: Educação, Cultura e Sociedade".
Foram realizadas as Palestras da Drª Maria de Azevedo Brandão (UFBA) e Dr. Clyde Morgam (Universidade Estadual de New Iork).
O Prefácio do livro é da Drª Maria D. de Azevedo Brandão, quando ela prestou uma homenagem à UFRB, sobretudo ao CFP, pela realização do encontro e pelos méritos próprios em temática, participantes e organização.
Para ela, o CFP aponta, apropriadamente, como missão das universidades interioranas, 'a valorização das comunidades de suas regiões, no intercâmbio entre suas diferentes associações e com outros centros culturais, em favor de um pensamento sério e transformador'.
A Drª Brandão propôs a realização de um Fórum sobre o Recôncavo da Bahia, com a presença do Estado, Prefeituras, Universidades e Sociedade Civil da região.
No lançamento estiveram presentes os Estudantes do CFP, Professores da Educação Básica, Membros da AFAGO, o Prefeito de Amargosa, alguns assessores da Prefeitura, Vereadores pessoas da Comunidade.
{gallery}noticias/lanc_livro{/gallery}
O Dr. Morgan, além de palestrar, sendo coreógrafo de renome internacional, ministrou uma Oficina de Dança Contemporânea para a Comunidade de Amargosa, no CFP, sábado pela manhã.
Articulado com várias universidades e instituições culturais norte-americanas, africanas e brasileiras, o dançarino-pesquisador-professor-coreógrafo Clyde Alafiju Morgan fez palestra sobre africanidade e cultura no Brasil.
Clyde, que já dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Dança da UFBa, é o atual diretor artístico da companhia Sankofa African Dance and Drum Ensemble, da Universidade Estadual de Nova York, na pequena cidade de Brockport, onde também, registrou – e editou no CD Alafia Axé – músicas africanas, cubanas e afro-brasileiras.
Com mais de 65 anos de idade, Morgan é referência nos estudos antropológicos sobre dança e etnias.
O livro lançado pelo CFP foi organizado por Luis Flávio Godinho (UFRB) e Fábio Josué Santos (UNEB) e reuniu 26 artigos sobre Educação, Cultura e Sociedade no Recôncavo e ou/Brasil apresentados durante o Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul. Dos 28 autores, destaque-se 23 oriundos do Estado da Bahia, 03 de São Paulo, 01 de Minas Gerais e 01 do Rio Grande do Sul. Esta realidade expressa nos papers apresentados sinaliza que o estudo da Crosta Bruta do Brasil alcançará novos tempos com a criação da UFRB.
Próximos Lançamentos
UESB Jequié - 18 de Dezembro
UFRB Cachoeira - 12 de janeiro