A Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentam o livreto Entre o Pensamento de Lélia González e a Palavra Poética. A proposta é colocar em cena a história e a contribuição social de Lélia González, militante e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro.
A publicação reúne artigos, poemas e contos, contemplados no Edital para Premiação Lélia Gonzalez de Textos, que fez parte do II Fórum Internacional 20 de Novembro e do VII Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social, realizado na UFRB em 2013. Os textos abordam traços biográficos de Lélia González e de assuntos e temas pesquisados por ela. Os organizadores são professores da UFRB, Ana Rita Santiago, Cláudio Manoel Duarte, Giovana Temple e Ronaldo Crispim.
O livreto está sendo distribuído no formato impresso nos centros de ensino da UFRB e também está disponível online no link: http://issuu.com/proext/docs/lelia_goncalez_final
Lélia Gonzalez
Filósofa e historiadora de formação, fez doutorado em Antropologia. Foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, tornou-se professora da PUC-Rio, passando também pela UFRJ e UERJ. Escreveu diversos textos/livros sobre gênero e questões raciais, dentre eles, Festas populares no Brasil e Lugar de Negro, este último em co-autoria com Carlos Hasenbalg, entre outros. Foi uma mulher intelectual e militante que faz parte da história social e intelectual engajada do Brasil.