O Seminário Internacional de Intervenção Socioambiental para o Manejo de Resíduos Sólidos no Território do Recôncavo ad Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado na última quarta-feira, 26 de novembro, em Sapeaçu. O Encontro apresentou o projeto piloto de pesquisa referente ao manejo integrado de resíduos sólidos, em desenvolvimento no município sede do evento.
O projeto piloto faz o diagnóstico socioambiental de Sapeaçu e caracterização dos resíduos sólidos da cidade. A proposta é motivada para o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305/10 e pela Política Nacional de Saneamento Básico, Lei Nº 11.445/2007. O professor Javier Martinez, do México, é colaborador do projeto e apresentou o tema: “A Gestão de Resíduos Sólidos na América Latina – o que há de novo em Sapeaçu”. Ele também apresentou a arquitetura da pesquisa integrada multidisciplinar e as diversas possibilidades de teses e dissertações que o tema possibilita
Na mesa de abertura, o vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; o prefeito de Sapeaçu, Jonival Junior; o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Cícero Monteiro e o Superintendente de Saneamento da Bahia, Raimundo Neves, falaram sobre a necessidade de conscientização da população em relação à produção e descarte de resíduos sólidos, ao mesmo tempo que pontuaram a importância de iniciativas como a do Município de Sapeaçu. Completou a mesa, um dos coordenadores do projeto piloto, o professor da UFRB Jesus Delgado-Mendez. No Encontro, também estava presente a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Fermino Soares. Ao todo, 21 municípios fizeram parte do evento, por meio da representação de secretários e prefeitos. A sociedade civil e do território contribuíram com debate.
“A questão dos resíduos sólidos é um problema ambiental sério, tanto em relação a sua produção quanto ao saneamento. A UFRB colabora então com a força constitucional que ela possui, com pesquisa, extensão, estabelecimento de parcerias, além da presença dos servidores e estudantes”, declarou o vice-reitor. Em sua opinião, é fundamental que as atividades da Universidade reflitam na melhoria da condição de vida das pessoas do Recôncavo. Falou ainda sobre a importância da parceria com outras cidades do Recôncavo e agradeceu ao pioneirismo do município de Sapeaçu.
Para Valdíria Rocha, Assessora Especial da Reitoria para Assuntos de Território/UFRB e membro da equipe do projeto piloto, o objetivo é mudar o comportamento da sociedade: “mudar a cultura comunitária em relação a geração e descarte dos resíduos sólidos”. Ao final do evento, foi apresentado um documento de apoio técnico, financeiro e político para a elaboração e implantação do macro plano de saneamento básico dos municípios do Recôncavo.
O Laboratório de Intervenção Socioambiental (LIS) do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB-UFRB) também foi oficialmente apresentado à comunidade. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Prefeitura de Sapeaçu, o Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL-Recôncavo), a Assessoria da Reitoria para Assuntos de Território e o Laboratório de Intervenção Socioambiental (LIS). A coordenação é dos professores Jesus Delgado e Renato Almeida do CCAAB.
semi-int-rs