Fechar
Página inicial Notícias Simpósio de Fisiologia na UFRB reúne profissionais do futebol nacional

Simpósio de Fisiologia na UFRB reúne profissionais do futebol nacional

08/12/14 11:53 , 13/01/16 15:52 | 2400

O I Simpósio de Fisiologia do Exercício Aplicada ao Futebol de Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reuniu profissionais e pesquisadores da área na Câmara Municipal de Amargosa, nos dias 05 e 06 de dezembro. Fisiologistas do Cruzeiro Esporte Clube, do Botafogo de Futebol e Regatas, Esporte Clube Bahia, além do auxiliar de fisiologia que já atuou na Copa do Mundo de 2014 realizaram palestras no último dia do evento. 

A Fisiologia, que estuda os processos físicos e bioquímicos que ocorrem no interior de cada organismo, é vista pelo idealizador do evento e coordenador do GEFFUTE, Francisco Coelho, como algo essencial para compreensão do corpo. Quando relacionado à educação física, sua abordagem abrange o funcionamento do corpo durante os exercícios físicos. Com a palestra de abertura “Caracterização fisiológica e perfil das ações motoras realizadas no futebol de campo”, o professor falou sobre os aspectos físicos, técnicos, mentais, fisiológicos, táticos e políticos a serem considerados durante uma partida de futebol.

Em sua opinião, o uso da ciência é fundamental para melhorar o nível dos atletas e os times da série A do Campeonato Brasileiro fazem uso desse conhecimento. Já os de outras divisões, alegando falta de verba, muitas vezes não investem em um departamento de fisiologia. Com o GEFFUTE, Coelho afirma que é possível a Universidade auxiliar estes clubes com infraestrutura adequada. E completa: “o processo de treinamento depende de características individuais, qualidade, quantidade e organização do treino”.

Na mesa de abertura do simpósio, além de Francisco Coelho, estavam presente o diretor do CFP, Clarivaldo Sousa, e Marcelo de Jesus, representante do corpo discente de Educação Física. O Grupo de Estudos em Fisiologia do Futebol e Treinamento Esportivo (GEFFUTE/UFRB) do Centro de Formação de Professores (CFP) foi o responsável pelo evento.

GEFFUTE/UFRB: criado em julho de 2013, além de discutir, produzir e difundir o conhecimento científico relacionado ao futebol de alto rendimento, o GEFFUTE/UFRB também presta consultoria às equipes e atletas profissionais e amadores da região, que atuam não apenas no futebol, mas em outras modalidades esportivas que necessitem de apoio técnico-científico no processo de treinamento.

 

 

Na dúvida, fale conosco!