A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última segunda-feira, 26, o edital do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a França, que seleciona parcerias universitárias entre cursos de licenciatura brasileiros e as universidades Paris-Sorbonne e Pierre et Marie Curie.
O programa tem como objetivo diversificar o currículo dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além de ampliar as oportunidades de formação de licenciandos por meio da realização de graduação sanduíche, com possibilidade de obtenção de diploma francês.
De acordo com o edital, serão contemplados até oito projetos para a Universidade Paris-Sorbonne na área de licenciatura em Letras Português/Francês Língua Estrangeira e até quatro projetos interdisciplinares para a Universidade Pierre et Marie Curie nas licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Química. Os projetos terão duração de dois anos, com até cinco bolsistas por ano de vigência do projeto.
Inscrições - As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, até o dia 4 de março. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos obrigatórios discriminados no edital.
Benefícios - Além das missões de trabalho, que consistem na concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto e de docentes doutores por até 20 dias, o edital prevê ainda a missão de estudo, que consiste no deslocamento de estudantes na modalidade graduação-sanduíche, pelo período de 12 meses.
As atividades têm início previsto na França a partir de setembro de 2015.
Com Informações da Capes