A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança em 2015 seu trabalho itinerante a partir de 26 de fevereiro. O setor irá atender todas as quintas-feiras nos Centros de Ensino localizados nos campi de Cachoeira, Feira de Santana, Amargosa, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. Em Cruz das Almas, o atendimento será feito na sala da Ouvidoria, situada no prédio da Administração Central, as segundas, quartas e sextas, de 9h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h30.
O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, será o primeiro Centro atendido pela Ouvidoria Itinerante, em 26 de fevereiro, de 9h às 16h. "O atendimento presencial é mais uma forma de comunicação com a Ouvidoria, que se soma ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e ao formulário na página da Ouvidoria www.ufrb.edu.br/ouvidoriageral", informa a ouvidora geral, a técnica-administrativa Andréia Correia.
“Em breve será possível o registro de manifestações para a nossa Ouvidoria através do sistema de Ouvidorias do Governo Federal, criado pela Ouvidoria Geral da União, para facilitar o registro e acompanhamento das manifestações pelos usuários-cidadãos. Já estamos fazendo treinamento e já foi solicitada a adesão ao Ouvidor Geral da União”, declara a ouvidora geral.
De acordo com a ouvidora, o trabalho do setor consiste em acolher, provocar os responsáveis para resolver possíveis problemas, propor as mudanças que a comunidade aponte como necessárias e transformar em estatísticas, através dos seus relatórios, as demandas que, antes da ouvidoria, poderiam parecer isoladas. “É um espaço que visa à construção de uma Universidade melhor”, destaca Andréia.
Toda manifestação recebida na Ouvidoria será tratada como sigilosa. Somente a ouvidora terá acesso aos nomes. Aos setores serão encaminhadas apenas as demandas. No prazo de sete dias, a Ouvidoria encaminhará ao manifestante um posicionamento quanto a demanda proposta.