O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, participou na manhã da última sexta-feira, dia 06, da apresentação do projeto acadêmico para implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O evento foi realizado no auditório do Campus XI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Serrinha-BA, e contou com representantes de quatro territórios envolvidos: Semiárido Nordeste II, Sisal, Bacia do Jacuípe e Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, além de prefeitos, vereadores, lideranças locais, deputados federais e estaduais, reitores e pró-reitores das universidades públicas e dos institutos federais baianos.
O projeto foi elaborado com a colaboração de uma comissão da UFRB composta pelos servidores Rita Borja, Ivete Castro, Allana Santos e Washington Silva, sob coordenação do professor Geraldo Costa, da Assessoria Especial para Projetos Estratégicos (ASSEPE).
Para o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianneli de Lima, que na ocasião falou em nome dos representantes das universidades federais, a criação da nova universidade é uma questão de reparação com o nordeste baiano, que é uma messoregião brasileira que não possui universidades federais no seu território. “Queremos a UFNB e entramos nessa luta por entender que essa é uma causa nobre e justa dentro da política de expansão do ensino superior”, destacou.
O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, disse acreditar que a conquista desta nova universidade para Bahia ocorrerá antes do final do mandato da presidente Dilma. “A luta pela UFNB é legítima, pois propõe ser uma instituição que atenda as necessidades dos jovens de uma região imensa de nosso Estado, que apresenta urgência de suprir a lacuna no ensino superior em âmbito federal”, ressalta.
Ao final do evento, os reitores presentes assinaram um documento solicitando audiência com o governador do Estado, Rui Costa, e o ministro da Educação, Cid Gomes, a fim de entregar o projeto.
Confira fotos do encontro: