A mobilidade acadêmica entre professores e estudantes foi o principal tema do Fórum dos Reitores das Instituições Públicas da Bahia, realizado no Campus XI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Serrinha-BA, que reuniu reitores e outros representantes de instituições de ensino do Estado. Durante o evento, além da mobilidade, que é o processo que possibilita o intercâmbio acadêmico entre as instituições de ensino superior (IES), também foram abordadas questões sobre a política de oferta de cursos de graduação, inovações para currículos acadêmicos e temas relacionados ao ensino de graduação e pós-graduação no Estado da Bahia.
O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, propositor do encontro, destacou que a iniciativa visa em primeiro momento consolidar a integração entre as instituições e constituir uma pauta coletiva de ações que envolvam Ciência e Tecnologia. Segundo o professor José Bites, reitor da UNEB e anfitrião do encontro, “essa articulação é bem-vinda na perspectiva de constituir um único fórum de reitores das instituições de ensino do Estado da Bahia, de modo a discutir e consolidar políticas de qualificação, implementação de programas de pós-graduação, programas de permanência, entre outras. Nesse sentido, as instituições não concorrem entre si, mas se fortalecem para dar mais opções de oportunidades aos cidadãos baianos”, afirmou.
O professor Paulo Julianneli de Lima, reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), também comentou a iniciativa. "O fórum é estratégico para discutir ações conjuntas e para desempenharmos com eficiência a missão de mudar a realidade das fronteiras dos municípios onde estamos instalados. Nós temos discutido muito e esta será uma oportunidade de apresentar a proposta de um consórcio que permite a mobilidade acadêmica entre as universidades baseada em convênios, de forma a facilitar o trânsito entre os discentes nas intitituições”, destacou.
Confira fotos do encontro: