Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB tem melhorias no acesso à internet em seus campi

UFRB tem melhorias no acesso à internet em seus campi

12/02/15 15:36 , 13/01/16 15:52 | 2534

A ampliação dos links de internet nos seis campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em andamento, com previsão de conclusão total para setembro de 2015. Os links para velocidade previstos variam de 20Mb/s a 1 Gb/s. A instalação da infraestrutura para melhoria de acesso à internet nos campi de Institutos Federais de Ensino Superior, entre eles, a UFRB, é feita por meio do projeto Veredas Novas.

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antônio de Jesus, já foi instalado um link de internet com velocidade de 20Mb. No Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, foi instalado um link de internet com velocidade de 100Mb. Em ambos os casos, houve um aumento de 500% na conexão. No campus de Feira de Santana, o Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) teve a sua velocidade de internet ampliada para 100Mb, neste caso, o aumento foi de 1000% ao praticado. Um sistema denominado de fileover também foi implantado, com verba exclusiva da UFRB. Ele possibilita que um segundo link de internet assuma quando a operadora principal deixar de funcionar.

“A multicampia da UFRB foi pensada tendo em vista a integração virtual dos seus campi, com educação à distância, uso da tecnologia da informação no apoio a aprendizagem e a possibilidade de reuniões virtuais, por exemplo. Estas ferramentas ainda não puderam ser implantadas porque ainda não temos conexões que permitam avanço nessa direção. Com internet de qualidade começaremos a ter condições de pensar nessas estratégias de educação e administração, que são fundamentais para consolidar a universidade”, ressalta o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.

A instalação da fibra ótica própria da universidade liga os campi da UFRB à sede da RNP na Bahia, localizada na capital Salvador. O campus de Cruz das Almas contará com uma velocidade inicial de conexão de 1 Gbp/s; já o de Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e São Félix, 60 Mb/s; Feira de Santana, 100 Mb/s; Amargosa e o prédio administrativo da Casa da Moeda em Cachoeira, 60 Mb/s. Os links de conectividade dos quatro últimos campi são expansíveis para 100 Mb/s cada. Para instalação no campus de Santo Amaro, está prevista conexão de 40 Mb/s até o final de março. A BR Digital é a empresa licitada responsável pela instalação nos demais campi.

A disponibilidade de conexão atual é de 1Gb/s no campus de Cruz das Almas e de 60 Mb/s a 100 Mb/s em outros campi. Em relação a este fornecimento, o consumo é feito em sua totalidade, de acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC), Anderson Lago. Em sua opinião, a melhoria da internet possibilita a transmissão de aulas e eventos por webconferência, com interação direta com os alunos. Na parte administrativa, ele cita a tendência mundial das informações estarem disponíveis online. “Quando trazemos a tecnologia, ganhamos rapidez nos processos administrativos e acadêmicos”, destaca. Lago ainda ressalta o benefício da ampliação da internet nas cidades onde há campus da UFRB: “a Universidade alavancou a área de Tecnologia da Informação destes locais, pois a infraestrutura dos backbones (redes de transporte) foram melhoradas para atender a UFRB. O resultado são novos provedores, novos links e novos servidores. As comunidades e instituições diversas são beneficiadas”, explica. 

As dificuldades de acesso à conexão de banda larga no interior da Bahia são apontadas pelo reitor Paulo Gabriel Nacif como um dos desafios da interiorização das universidades. “Seguramente, o acesso a rede mundial de computadores é um desafio imenso na medida em que é justamente essa infraestrutura que permite aos professores, técnico-administrativos e estudantes tenham acesso às redes de pesquisa e educação, aos projetos desenvolvidos em todo o mundo, de modo que essa comunicação tem que ser cada vez mais eficiente”, aponta Nacif. “O interior da Bahia possui vínculos muitos frágeis com a rede mundial de computadores e a RNP tem colaborado com a universidade com o intuito de ampliar essa conexão com a rede mundial de computadores. É um avanço que representa a consolidação da universidade como uma instituição capaz de estabelecer redes com o mundo inteiro”, ressalta.

Veredas Novas - é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC) e das Comunicações (MC), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior (ANDIFES) e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que visa conectar, em alta velocidade, todos os campi de universidades e institutos tecnológicos no interior à RNP.

Desde sua criação, a UFRB tem somado esforços para melhoria da internet em seus campi. A inserção no Projeto Veredas Novas é umas destas iniciativas.

Na dúvida, fale conosco!