A UFRB, representada pelo Vice-reitor Sílvio Soglia, assinou um Protocolo de Intenção com o Governo da Bahia (mais especificamente com a Secretaria de Agricultura - SEAGRI), Petrobrás, Banco do Brasil, SEBRAE e UNICAFES (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia).
O Protocolo prevê Convênio com as instituições citadas para juntas, efetuarem ações que possibilitarão o pequeno agricultor a produzir e comercializar oleoginosas e cana-de-açúcar destinadas a fabricação de biodiesel pela Petrobrás.
A Petrobras está construindo uma usina de produção de biodiesel em Candeias, que, estima-se, vá produzir 57 milhões de litros/ano, a partir de 2008. Com o Convênio a Petrobras visa garantir condições às cooperativas parceiras. Vai oferecer sementes certificadas e dará assistência técnica através da SEAGRI.
A assinatura aconteceu em grande solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, com a presença do Governador da Bahia, Presidente da Petrobrás, Secretários e demais autoridades representando suas instituições envolvidas no protocolo de intenções, além de empresários do setor de gás e representantes de cooperativas e de movimentos de inclusão social (MST, MLT, MPA e MAB).
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ficou responsável por oferecer capacitação, através de cursos de extensão universitária, aos gestores dos empreendimentos cooperativos que se interessarem em organizar a base de produção, venda coletiva e o beneficiamento de matéria prima advinda das culturas oleaginosas dos agricultores familiares.
O Vice-reitor, após assinatura do Protocolo de Intenções, falou que a partir de agora a UFRB se insere, em nível estadual, ao Programa de Biodiesel do Governo Federal, o que, segundo ele, é importante, tanto do ponto de vista da consolidação da universidade enquanto integrante do Território do Recôncavo, quanto como Centro de Referência das Ciências Agrárias.