Fechar
Página inicial Notícias Workshop internacional na UFRB debate potencial biotecnológico de espécies vegetais e microorganismos

Workshop internacional na UFRB debate potencial biotecnológico de espécies vegetais e microorganismos

13/04/15 17:11 , 13/01/16 15:52 | 2247

Nesta segunda-feira, 13, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidad de Léon (Unileon), da Espanha, deram início ao I Workshop Internacional: Potencial Biotecnológico de Espécies Vegetais e de Microorganismos. O evento tem como objetivo discutir ações de pesquisa e desenvolvimento das instituições e as possibilidades de cooperação nessas linhas de pesquisa.

A abertura oficial do Workshop contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino; do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, Carlos Alfredo de Carvalho, e da coordenadora do evento, professora Franceli da Silva.

A pró-reitora iniciou a programação dando as boas-vindas aos participantes e agradeceu a todos os parceiros que contribuíram com a organização do Workshop, entre eles a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em seu discurso, ela ressaltou a importância do evento no processo de internacionalização da UFRB e no fortalecimento dos cursos de pós-graduação. “Reconhecemos aqui a oportunidade de estabelecer redes de pesquisas, ampliar as produções acadêmicas em parceria, além de expandir as possibilidades de intercâmbio de discentes e docentes”, citou Ana Cristina.

De acordo com a pró-reitora, uma possibilidade de parceria com a Unileon começou a ser esboçada no ano de 2013 em uma missão internacional promovida pelo CCAAB. “O workshop é fruto dessa missão quando procuramos estabelecer contato com as universidades da Espanha e Portugal”, informou, e completou anunciando que o reitor da UFRB já assinou o convênio de cooperação acadêmica e técnico-científica com a Unileon, que agora irá formalizar o acordo.

“O tempo para a concretização das parcerias às vezes parece longo, mas é necessário persistir e ter vontade”, afirmou o coordenador do programa em Ciências Agrárias, Carlos Alfredo de Carvalho. Para ele, é preciso também ter um olhar voltado para a diversidade, caso contrário não se avança nas investigações ou nos cursos de pós-graduação.

Já diretor do CCAAB, Elvis Vieira, destacou a importância do evento para os estudantes e para aqueles que almejam o ingresso na pós-graduação. “Este é um momento único de estabelecer contato com os professores e fortalecer a vontade de evoluir nas pesquisas”, disse.

Programação - O evento segue até quarta-feira,15 de abril, no campus de Cruz das Almas. O Workshop contará com palestras, apresentações orais e sessões de pôsteres. A idéia é reunir pesquisadores da área de estudo sobre o potencial biotecnológico de espécies vegetais e de microorganismos, que apresentem as inovações e os atuais focos de interesse.

Na palestra de abertura, a pesquisadora Marta Duarte, do CPQBA/Unicamp, falou sobre o “Potencial antimicrobiano de espécies vegetais”, estudo que tem como objetivo encontrar novos antibióticos naturais a partir de espécies vegetais e combater a resistência microbiótica.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/workshopinternacional

Confira fotos do primeiro dia do Workshop:

Na dúvida, fale conosco!