Fechar
Página inicial Notícias Para assumir SECADI/MEC, reitor Paulo Gabriel Nacif apresenta renúncia do cargo ao Consuni

Para assumir SECADI/MEC, reitor Paulo Gabriel Nacif apresenta renúncia do cargo ao Consuni

14/04/15 08:30 , 13/01/16 15:52 | 2955

Em função do convite para assumir como novo titular da Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif apresentou a sua renúncia ao cargo no Conselho Universitário (Consuni) da UFRB, na última sexta-feira, 10 de abril. A reunião foi realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, campus de Cruz das Almas.

Na reunião do Conselho, o reitor Paulo Gabriel Nacif falou sobre a luta conjunta na construção da UFRB, primeira universidade federal do interior da Bahia, que completa dez anos em 2015. “Em função da certeza de que precisávamos ter uma universidade grande é que nós empreendemos, contra a vontade de alguns, dúvidas de muitos, mas com o apoio da maioria, a construção desta que é hoje a maior universidade do projeto de expansão do ensino superior que teve início no século XXI”, destacou.

“Antes, nos víamos uma escola, agora nós temos uma universidade”, apontou a  técnica-administrativa Aida Maia, funcionária desde os tempos de Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao destacar que “o legado da construção da UFRB nunca será tirado de Paulo Gabriel, legado este que ele irá levar para o MEC”. Já o professor Claudio Orlando do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), além de abordar a expansão da educação superior no país nos últimos anos, destacou o papel de professor Paulo neste cenário: “Este convite do MEC é o reconhecimento público e social do que o professor Paulo representa como emancipação, como visão crítica e política para educação do país”, apontou.

De acordo com reitor Paulo Gabriel Nacif, o convite para ser titular da SECADI ocorreu no dia 1º de abril e o anúncio foi feito pelo novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que tomou posse em 06 de abril. “Nós conversamos bastante, vimos uma afinidade muito grande na forma  de conceber a política da SECADI. Diversos pontos foram observados, entre eles, o destaque do programa de inclusão da UFRB, que teve início já no primeiro ano de universidade”.

A partir da renúncia, a UFRB tem 60 dias para encaminhar ao ministro uma lista tríplice. Com o afastamento do reitor da UFRB, o vice-reitor Silvio Soglia assume temporariamente o exercício da reitoria, conforme previsto no Estatuto da UFRB.  A consulta para a escolha do novo reitor e vice-reitor referente ao quadriênio 2015-2019 está prevista para os dias 28 e 29 de abril deste ano.

Currículo - Desde a criação da UFRB, professor Paulo Gabriel Nacif assumiu o cargo de reitor da Universidade. Em 03 de julho de 2006, assumiu a reitoria pro tempore. Em julho de 2007, foi empossado oficialmente como primeiro reitor para um mandato de quatro anos e, em maio de 2011, foi reeleito para novo mandato.

É engenheiro agrônomo (Universidade Federal da Bahia, 1988) e concluiu o mestrado e o doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde atuou como Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação (1992/1993), e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), chegando a diretor da Escola de Agronomia. Tem experiência na área de Solos e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação e manejo de solos, análise de paisagens e uso da terra, além de estudos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Políticas Afirmativas e Ciência e Tecnologia.

SECADI/MEC - A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em articulação com os sistemas de ensino, implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações etnicorraciais. O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.

Na dúvida, fale conosco!