O professor Xavier Vatin do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) descobriu gravação rara que reproduz a voz do poeta Mário de Andrade (1893/1945). O áudio foi encontrado no acervo do lingüista Norte Americano, Lorenzo Turner, estudado por Vatin desde 2012.
As gravações de Turner estão nos arquivos da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e contém mais de 52 horas de gravações e anotações realizadas na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. Também aparecem nos áudios a escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa. “A descoberta foi feita na Indiana University, onde fui pesquisador visitante na ocasião de um estágio pós-doutoral no exterior entre 2012 e 2013”, relata o professor.
Vatin explica que o lingüista Lorenzo Turner desembarcou na Bahia em 1940 e, ao longo de sete meses de pesquisas realizadas em Salvador e no Recôncavo, gravou, registrou e fotografou os mais eminentes sacerdotes e sacerdotisas dos candomblés da época. Para o professor do CAHL, o trabalho de Turner participa de um contexto histórico peculiar que colocou a Bahia como lugar de destaque na construção transnacional dos estudos sobre a diáspora africana nas Américas.
Vatin revela que está organizando um repatriamento do acervo de gravações sonoras, fotografias, anotações e correspondências. Ele complementa: “as gravações e fotografias de Lorenzo Turner na Bahia mostrarão para o Brasil uma parte inédita da obra deste pioneiro do Atlântico Negro”.
Ouça os áudios: