A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última segunda-feira, dia 06, no município de Sapeaçu, a aula inaugural da edição 2015 do programa Universidade Para Todos (UPT). O evento, realizado no Colégio Municipal de Sapeaçu, contou com a participação de representantes da UFRB, da Prefeitura e de monitores e cursistas do programa.
Realizado pela parceria do Governo da Bahia com as universidades estaduais e a UFRB, o UPT oferece mais de 200 turmas em todo o Estado. Na região do Recôncavo, comandado pela UFRB, são ofertadas turmas nas cidades de Amargosa, Brejões, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Elísio Medrado, Governador Mangabeira/Quixabeira, Mutuípe, São Félix, Sapeaçu e Ubaíra.
A UFRB ingressou no projeto em 2009, oferecendo vagas em cinco cidades. Em 2015, o UPT da UFRB oferece cerca de mil vagas distribuídas em 13 municípios para alunos oriundos de escolas públicas. O cursista Fagner dos Reis fica feliz com possibilidade de estudar sem custos em sua cidade natal e revela que o cursinho é uma grande oportunidade para os jovens sapeaçuenses que desejam entrar no ensino superior.
O reitor da UFRB Silvio Soglia acredita que o UPT é um projeto de inclusão social. “São alunos de escolas públicas sendo ensinados em sua maioria por estudantes da Universidade. Essa é uma oportunidade desses jovens fazerem o Enem e os outros vestibulares de forma mais qualificada e competitiva”, afirma.
Elias Fernandes, estudante da psicologia da UFRB e monitor de literatura no UPT, acredita que o cursinho é uma ferramenta importante para intervir nas vulnerabilidades apresentadas pelos jovens nesse processo de preparação para o vestibular. “É uma forma de devolver para a sociedade, que paga nossos estudos através dos impostos, o que recebemos da Universidade”, afirma. Ele ainda acrescenta: “sou muito gratificado em participar do sonho dessas pessoas que às vezes não acreditavam que seria possível ingressar no ensino superior”, revela.
O UPT é um programa de curso presencial, noturno, com carga horária de 25 horas semanais, preparatório para o Enem e outros vestibulares. No ano de 2014, o UPT da UFRB colaborou para o ingresso de cerca de 100 estudantes nas universidades da Bahia.
Confira as fotos: