A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão disponíveis serviços gratuitos de Tecnologia da Informação para apoiar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os serviços são oferecidos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) da UFRB, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Entre as opções disponíveis estão serviços que permitem a conectividade em múltiplas instituições sem precisar ter que fazer cadastro em cada uma delas e ferramentas que permitem que apresentações e aulas possam ser assistidas quando necessário. Segundo o coordenador, Anderson Lago, as vantagens no uso dessas ferramentas são a redução nos custos de deslocamento de servidores e de ligações telefônicas convencionais, que são frequentes numa universidade multicampi.
“Através do serviço de videoconferência, reuniões rápidas podem acontecer online e atender as mesmas expectativas de uma reunião presencial. Já o serviço de telefonia IP permite a comunicação de usuários que trabalham em locais desprovidos de ramal da telefonia convencional”, cita o chefe do Núcleo de Segurança da Informação da UFRB, Tcherrison Diniz. Neste último caso, outra vantagem é a mobilidade. Os usuários podem levar o ramal VoIP para qualquer lugar, até mesmo fora da universidade.
Todos os serviços são gratuitos e podem ser acessados por usuários conectados à rede da UFRB. Os interessados podem utilizar os serviços da própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações participantes da rede acadêmica nacional. Atualmente, fazem parte do catálogo de serviços: Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Conferência Web, Eduroam, FileSender@RNP, Fone@RNP, Videoaula@RNP, Videoconferência e Video sob Demanda.
Para saber mais sobre cada um dos serviços oferecidos, acesse: www.rnp.br/serviços/serviços-avancados.
Sobre a RNP
Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1991, a RNP é a provedora da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.