Fechar
Página inicial Notícias Fórum 20 de Novembro é realizado em Santo Antônio de Jesus

Fórum 20 de Novembro é realizado em Santo Antônio de Jesus

25/11/15 14:14 , 13/01/16 15:53 | 1985

Com a presença de pesquisadores, estudantes e ativistas pró-igualdade racial e inclusão social, teve início na última sexta-feira, 20, abertura do IX Fórum Internacional 20 de Novembro em Santo Antonio de Jesus. A edição deste ano de um dos mais importantes eventos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) segue até esta sexta-feira, 27 de novembro, com programação descentralizada por campi.

Durante todo o dia foram realizadas diversas oficinas e rodas de conversas que movimentaram o centro da cidade. O ato de abertura foi realizado na Praça Renato Machado e contou com as presença do reitor Silvio Soglia; da vice-reitora Georgina Gonçalves; da Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti da Fonseca; o vice-Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fábio Oliveira; a representante da Educação Quilombola, Regina Oliveira; do representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI-MEC) e coordenador Geral de Educação para as relações étnico-raciais, Rodrigo de Jesus, além da presença do Príncipe de Benin, Aboubakar Traore.

"O Fórum 20 de Novembro reafirma o nosso projeto de Universidade que aposta na inclusão, diversidade e no combates às desigualdades e mais do que isso, aposta em um projeto de universidade do povo do recôncavo e com o povo do recôncavo, comprometida com a população local", disse durante a abertura do evento a vice-reitora, Georgina Gonçalves. De acordo com ela, o Fórum 20 de Novembro realizado por campi e nas ruais com atividades mais próximas da sociedade consolida o evento como um espaço de reflexão para apontar políticas afirmamativas.

Já o reitor Silvio Soglia destacou o papel da universidade no combate ás desigualdades e as parcerias com instituições de ensino superior da África, nas quais a UFRB já conta com 12 estudantes de pós-graduação. “O 20 de novembro simboliza a luta da população negra e a gente quer contribuir através da educação para diminuir as desigualdades que ainda perduram”, comentou o reitor.

Em seguida foi realizada uma conferência ministrada pelo Professor Dr. Kabengele Munanga sobre o significado do dia 20 de novembro e logo após houve uma caminhada cultural percorrendo as ruas do município.

Confira fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!