Fechar
Página inicial Notícias Servidor da UFRB promove curso de acessibilidade na UFSB

Servidor da UFRB promove curso de acessibilidade na UFSB

03/12/15 10:19 , 13/01/16 15:53 | 1191

Foto: ASCOM/UFSBPromover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Este foi o objetivo do curso realizado pelo servidor técnico-administrativo Edmundo Xavier da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) junto a servidores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em novembro de 2015.

Lotado na Coordenadoria de Tecnologia e Informação (COTEC) da UFRB, Edmundo Xavier já havia promovido um curso de acessibilidade para atendimento às pessoas com deficiência visual durante o Plano Anual de Capacitação de 2014 na UFRB. Na UFSB, ele contribuiu com treinamento para operação dos sistemas DOSVOX e NVDA, softwares que permitem que pessoas com deficiência visual possam acessar computadores utilizando recursos como leitura de tela e comandos de voz.

Na opinião de Edmundo, que é deficiente visual, ações semelhantes devem estar presentes em todas as Universidades do país e são necessárias para quebrar paradigmas comportamentais, diminuir barreiras, além de promover um conhecimento técnico sobre o assunto.

Softwares de acessibilidade: os sistemas DOSVOX e NVDA são baseados em softwares livres e são utilizados no atendimento aos alunos e servidores com baixa visão ou deficiência visual, nos quais são possíveis a realização de leitura e edição de textos, cálculos, agendas, navegação na internet, correio eletrônico, jogos, entre outras tarefas. Além destes, há o software JAWS, cuja licença foi adquirida pela UFRB para ser instalada, a pedido, em computadores de servidores e estudantes com deficiência visual. A instalação é feita no Núcleo de Gestão e Atendimento ao Usuário da COTEC.

Mais informações: COTEC. 

Na dúvida, fale conosco!