O reitor Silvio Soglia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou na tarde da última quinta-feira, 10, em Cachoeira, da formalização do convênio de cooperação técnica científica e cultural do uso do arquivo público municipal cachoeirano. A solenidade aconteceu no salão do arquivo e contou com a presença do prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira; do secretário de Cultura, José Luiz Bernardo; funcionários do município; estudantes da UFRB; além dos professores Wellington Castelucci, Gabriel Ávila e Rita Dorea. Dona Dalva, primeira Doutora honoris causa da UFRB, também prestigiou a formalização da assinatura do convênio.
Segundo o secretário José Luiz Bernardo, o acervo público do arquivo cachoeirano é um dos mais importantes e antigos do Brasil e por isso merece uma atenção especial. “Esse momento solene consagra o entendimento que foi constituído entre universidade e município da necessidade de estabelecer essa parceria pela importância do acervo histórico municipal e pela possibilidade de facilitar o acesso a documentos históricos que vão desde o período da colônia ao império e a república”, ressalta.
O reitor Silvio Soglia destacou que a cooperação entre as instituições possibilitará, sobretudo, a preservação da memória e a intervenção na realidade local. “Ao oficializar essa parceria garantimos um espaço de produção de conhecimento e especialmente de aprendizagem para nossos estudantes e de preservação da memória para toda sociedade”, destaca.
O prefeito salientou a importância do arquivo público para o município. “É uma imensa alegria, por meio dessa parceria, somar esforços para que possamos, de fato, formular ações conjuntas e convergir iniciativas que possam reorganizar e preservar a memória da nossa cidade”, comenta.
O Arquivo Público existe há quase décadas e possui documentos com informações de mais de 300 anos. O local inclui também documentos das histórias políticos e culturais do estado da Bahia.
Confira fotos: