A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), criou o Laboratório de Simulação Realística. O novo espaço permite a realização de atividades realistas em ambiente hospitalar, simula um leito e realiza atividades práticas supervisionadas pelos professores com o auxílio de bonecos simuladores, que emitem sinais e sintomas como os de um paciente.
Utilizando simuladores, manequins e atores em instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica. Segundo a professora Ariane Cedraz, nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.
De acordo com a professora, a Simulação Realística é uma metodologia inovadora de treinamento, que favorece a participação ativa e a interatividade do profissional e propicia melhor retenção da informação. “É o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar, apoiada por alta tecnologia, que reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real e tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente”, acrescentou. O novo espaço está funcionando provisoriamente nas salas do Pavilhão Multidisciplinar, aguardando as obras finais do Laboratório.
O trabalho inicial foi conduzido pela professora Ariane Cedraz, da disciplina Saúde da Mulher, com as servidoras Claudiana Bonfim, Nanci Santos e Carliene Sousa. Na ocasião, foi realizada a vivência do parto em todas as suas etapas obstétricas, com experimentação de líquido amniótico, sangue e monitorização real da “paciente".