O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agronômo Paulo Klinger Tito Jacomine, que teve sua carreira dedicada à Ciência do Solo no Brasil. A honraria foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE) e pela Direção do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).
O homenageado é considerado um dos profissionais da área que mais conhece solos no Brasil. Sua atuação principal é como Pedólogo, indivíduo que se especializa em estudos dos solos. Ele é graduado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia (1957) e Professor Livre Docente (1974) na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (1958-1975) e à Embrapa (1975-1991).
Jacomine tem colaborado com a UFRB e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde
O CONSUNI irá definir a data da cerimônia de entrega do título, a ser publicada no calendário de eventos da UFRB.
Doutor Honoris Causa: a honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Paulo Jacomine será a segunda pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, Dona Dalva, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, foi a única personalidade a receber o título de Doutora Honoris Causa pela intituição.