Fechar
Página inicial Notícias Simpósio discute atendimento qualificado de enfermagem
Evento

Simpósio discute atendimento qualificado de enfermagem

28/01/16 11:43 , 28/01/16 13:29 | 438
imagem sem descrição.

Foi realizado no último dia 14 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento Assistência de enfermagem em foco: Um debate sobre o atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão e diabetes em Santo Antônio de Jesus.

O evento foi realizado através de três mesas temáticas e contou ainda com a participação de enfermeiras das unidades de saúde da família de Santo Antônio de Jesus, que supervisionam alunos estagiários de enfermagem da UFRB e das componentes da disciplina Estágio Supervisionado na Atenção Básica

Segundo a estudante de enfermagem Karoline de Almeida Leite, estagiária da USF e membro da comissão organizadora do evento, a realidade das USF de Santo Antônio de Jesus, é que grande parte da população atendida convive com uma dessas doenças ou ambas. “É de grande importância a realização do simpósio devido à alta prevalência de pessoas que vivem com hipertensão e diabetes no município e o acompanhamento de enfermagem dos mesmos faz-se necessário no sentido de reduzir e intervir em complicações inerentes a estes agravos”, aponta.

A iniciativa foi promovida pela turma do Estágio Supervisionado I na Atenção Básica em parceria com a Unidade de Saúde da Família Antônio André de Souza Filho (URBIS III). O evento discutiu ainda orientações e abordagens na promoção de uma consulta de enfermagem eficaz às pessoas que vivem com hipertensão e/ou diabetes.

Saiba mais - A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são de fácil diagnóstico e podem ser tratadas, trazendo ao paciente a chance de seguir com qualidade de vida a partir de novos hábitos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, estes problemas de saúde são considerados Condições Sensíveis à Atenção primária, ou seja, um bom acompanhamento desses pacientes ainda na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), evita hospitalizações e mortes por complicações.

Na dúvida, fale conosco!