Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) seguem em processo de implantação e agora o comitê de implantação disponibilizou para a comunidade acadêmica o site do SIG.O sistema busca unir a execução de diferentes tarefas e informatizar todos os processos da universidade em busca da qualificação das atividades operacionais e de gestão.
Na página do SIG, o visitante pode obter informações detalhadas sobre a implantação dos sistemas e seus módulos. Também está disponível no portal o material didático de apoio à utilização do sistema, informações do projeto de implantação e de suporte à implantação e aos módulos do SIG, além das datas de treinamento. “Compreendemos a realização deste projeto como essencial para a gestão das atividades acadêmicas e administrativas da UFRB, pois possibilita à instituição melhor conhecimento e controle dos processos e aos membros da comunidade o acesso às informações e documentos de forma mais efetiva”, aponta o coordenador geral do projeto de implantação, André Luiz Maciel.
Já na última semana, a UFRB realizou, no Laboratório de Informática do prédio da antiga Biblioteca, um treinamento inicial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para 30 servidores, dentre representantes da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), além de dois servidores de cada centro. Os gestores de ensino e o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a vice-reitora, Georgina Gonçalves; também foram apresentados à etapa atual de implantação do projeto durante reunião no auditório do Hospital Veterinário.
Segundo a Coordenadora de Políticas e Planejamento da PROGRAD e orientadora do treinamento, Aline Lima, o SIGAA simplificará as operações para a comunidade acadêmica devido a sua interface mais eficiente. “O docente vai ter um impacto fantástico devido à possibilidade de registrar as frequências no sistema e do acesso às turmas virtuais sem a necessidade de preencher manualmente três cadernetas, o que era uma queixa corriqueira dos professores. Isso com certeza vai mudar a dinâmica e impactará no aumento do nível de satisfação dos docentes. Já para o estudante, o sistema será positivo pois o novo o ambiente virtual é mais simplificado e o trâmite dos processos como o de trancamento, por exemplo, é mais ágil. A solicitação do aluno poderá ter encaminhamento direto pelo coordenador de curso”, explica. Ainda de acordo com Aline, a previsão da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) é que o SIGAA esteja já implantado e operando no semestre letivo 2016.1. “Eu vejo com muito bons olhos esse alinhamento e a interface desse sistema com a comunidade”, conclui Aline.
Histórico - Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP).
A UFRB participa da Rede IFES de cooperação de instituições federais de ensino superior para implantação do SIG desde o final de 2009, quando assinou o termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvedora dos sistemas integrados. Segundo o coordenador geral do projeto de implantação, André Luiz Maciel, desde de 2012, um projeto elaborado por uma comissão multissetorial demonstrou a necessidade de participação da comunidade acadêmica e de contratação de uma empresa licenciada pela UFRN para apoiar tecnicamente a UFRB que assinou um Termo de Cooperação com a UFRN para apoio nos treinamentos. “Atualmente, após revisão do ambiente e atualização dos sistemas, o projeto está sendo executado em várias frentes, como a implantação do módulo Graduação, do SIGAA, dos módulos Orçamento e Transportes, do SIPAC, e dos módulos Cadastro, Capacitação e Comissões, do SIGRH. O SIGPP também está sendo implantado, com relação direta com o PDI 2015-2019”, comenta Maciel.
A apresentação das informações e do status da implantação dos módulos ocorrerá também em workshops e na página do SIG.
Confira fotos da apresentação do SIG aos gestores.